Deni Zolin

Exército diz que Recife segue nos planos para sediar a ESA

Apesar da polêmica envolvendo o projeto de construção da nova Escola de Sargentos das Armas (ESA) em uma área de Mata Atlântica em Pernambuco, o que está sendo contestado pelo Ministério Público pernambucano, o Exército Brasileiro mantém a previsão de que Recife sediará a nova ESA. Segundo o grupo jornalístico aRede, de Ponta Grossa, o Exército enviou nota em que "informa que o Plano Diretor da nova Escola de Sargentos do Exército em Recife (PE) não foi finalizado, portanto não há definição exata da(s) área(s) a ser(em) ocupada(s) pelas instalações".

Ainda de acordo com o Exército Brasileiro, "cabe destacar que o projeto irá prever a construção de instalações ambientalmente sustentáveis, adotando medidas como o uso de energia renovável; a destinação correta de resíduos e o tratamento de efluentes; e o aproveitamento de água da chuva", destaca a nota. A nova escola ficará na Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe, no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC).

Por último, a assessoria de comunicação das Forças Armadas informou que "todos os empreendimentos a cargo do Exército Brasileiro atendem às normas ambientais vigentes quanto à Compensação Ambiental e Florestal, que é um mecanismo legal para retornar e minimizar os impactos que podem ser causados ao ambiente (Art. 36 da Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, e regulamentada pelos Art. 31 a 34 do Decreto nº 4.340, de 22 de agosto de 2002)".

No próximo dia 2, a Assembleia Legislativa de Pernambuco fará uma audiência pública para tratar dos possíveis danos ambientais com a obra da ESA. O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), pretende ir até Recife para essa reunião.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Maioria dos postos não repassou alta durante o dia, mas gasolina mais cara subiu a R$ 5,89 em Santa Maria Anterior

Maioria dos postos não repassou alta durante o dia, mas gasolina mais cara subiu a R$ 5,89 em Santa Maria

Próximo

RSC-287 terá conselho de usuários para tratar de antecipação de duplicação, que pode elevar tarifa

Deni Zolin