Deni Zolin

Equipamentos de UTIs de outros Estados poderão ser trazidos para o RS

Na coletiva de imprensa do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, e do governador Eduardo Leite (PSDB), ontem, em Porto Alegre, foi anunciada a chegada de mais 100 respiradores para o Rio Grande do Sul. Durante as perguntas enviadas por Whatsapp por jornalistas, o ministro respondeu ao questionamento enviado pelo Diário, de que se haveria a possibilidade de o Rio Grande do Sul receber mais respiradores e equipamentos de UTI emprestados de Estados como Rio de Janeiro e São Paulo, quando os leitos de lá estiverem ociosos, já que a pandemia atingiu o Sudeste primeiro.

- Essa é uma discussão que já levamos à comissão, que já começou a trabalhar isso de forma direta com os Estados. Já conversei com o Ministério da Defesa com relação à logística desses equipamentos, caso seja necessário. E sim, é essa a estratégia. É o apoio mútuo. Esse apoio inicia na parte mais simples, entre os próprios hospitais, entre os municípios mais próximos, depois dentro de cada Estado, e entre os Estados da Federação. Esse é um efeito dominó. É a nossa estratégia para reposicionar equipamentos que estão ociosos - afirmou Pazuello.

Três homens são presos em investigação sobre roubo de cargas

Porém, o ministro não detalhou quando isso seria possível nem respondeu se o ministério seguirá comprando novos equipamentos de UTI para ampliar os leitos intensivos. Isso seria fundamental não só para salvar vidas, mas também para permitir que as atividades não sejam fechadas novamente, se o número de casos crescer muito.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Outra funerária de Santa Maria vai construir capelas próprias Anterior

Outra funerária de Santa Maria vai construir capelas próprias

Produtores rurais poderão fazer denúncia anônima de venda casada de seguro agrícola Próximo

Produtores rurais poderão fazer denúncia anônima de venda casada de seguro agrícola

Deni Zolin