deni zolin

Após Capital liberar autosserviço em bufês, cresce pressão para liberar clientes em Santa Maria

A decisão da prefeitura de Porto Alegre de liberar os clientes para se servirem nos bufês dos restaurantes da Capital, nesta quinta, deixou os representantes do setor em Santa Maria ainda mais revoltados. Eles não entendem por que aqui no Coração do Rio Grande ainda não é possível fazer essa modalidade de serviço que, acreditam, ajudaria a aumentar a quantidade de clientes. Em 31 de agosto, após ser cobrado pela Associação de Bares, Restaurantes e Hotéis (AHTurr), a prefeitura de Santa Maria chegou a enviar um documento ao governo gaúcho pedindo a reconsideração das regras para permitir o autosserviço pelos clientes.

Santa Maria esqueceu de exigir a duplicação da Faixa Nova de Camobi?

No ofício enviado ao Estado, a prefeitura alega que o pedido foi feito pela AHTurr "com base em análise técnica de médico infectologista". O Executivo municipal incluiu o documento da entidade empresarial, que é assinado pelo médico Fábio Lopes Pedro, em que informa que o autosserviço poderia ser retomado com algumas medidas de segurança (veja quadro). A entidade diz que a mudança das regras é essencial para a sobrevivência dos restaurantes, que vêm sofrendo muito com a pandemia.

Por meio de nota, o Comitê de Dados do governo Leite respondeu o seguinte:

"Além de Santa Maria, o Comitê de Dados do governo do Estado no enfrentamento da Covid-19 recebeu outros pedidos no mesmo sentido. O tema está sob análise preliminar, juntamente com a equipe da Secretaria de Saúde, para posterior avaliação por parte do Gabinete de Crise. No momento, observando ainda evidências recolhidas em várias partes do mundo sobre o eventual risco que representa a possibilidade do próprio cliente servir-se em restaurantes em termos de contágio do vírus, os protocolos definidos pelo modelo de Distanciamento Controlado vedam tal prática."

Aberta licitação para comprar 98 abrigos de ônibus em Santa Maria

Questionado se vai contestar a decisão tomada pela prefeitura de Porto Alegre de liberar o autosserviço dos clientes nos restaurantes da Capital, o governo do Estado informou que ainda está analisando o caso.

O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) alega que respeita, mas não concorda com a resposta dada pelo Estado. Ele afirmou que seguirá cobrando o governador para tentar alterar as regras para restaurantes e eventos. Mesmo que as regras estaduais mudem, Pozzobom pretende definir novos critérios com prefeitos da região.

O que a AHTurr sugeriu para liberar bufês:

  • Estimular clientes a passar por aferição da temperatura na entrada
  • Maior proteção nos bufês, com o uso de protetores salivares e/ou anteparos de vidro na altura suficiente para cobrir todos os pratos expostos no bufê, a fim de ter uma barreira física
  • Alocar um colaborador devidamente protegido com EPI disponibilizando álcool gel 70% para higienização e orientando para fluxo obrigatório, com um metro de distanciamento, e salientando para a importância de não conversar nem tossir enquanto se servem
  • Disponibilizar temperos em sachês individuais
  • Higienização frequente da área do bufê e troca de utensílios de uso dos clientes para se servir, com frequência ou quando preciso

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Os setores do varejo que tiveram alta de vendas em agosto em Santa Maria Anterior

Os setores do varejo que tiveram alta de vendas em agosto em Santa Maria

Santa Maria esqueceu de exigir a duplicação da Faixa Nova de Camobi? Próximo

Santa Maria esqueceu de exigir a duplicação da Faixa Nova de Camobi?

Deni Zolin