Deni Zolin

Santa Maria esqueceu de exigir a duplicação da Faixa Nova de Camobi?

Esta semana, a coluna vem cobrando de autoridades políticas e empresariais de Santa Maria e região para que retomem pedidos importantes de obras essenciais para a cidade e a região. Uma delas é a Faixa Nova de Camobi, que precisa urgentemente de duplicação. Nesta quarta, o governador Eduardo Leite esteve na cidade. E questionado pelo Diário sobre a duplicação da Faixa Nova, ele desconversou e só falou que o edital de concessão da RSC-287 vai sair na semana que vem, para que o leilão saia até 20 de dezembro. Porém, Leite esqueceu - ou fingiu que esqueceu - que a Faixa Nova não está no projeto de concessão de pedágios e para duplicação da rodovia.

Na prática, não há nenhum projeto sendo tocado e não se vê mobilização alguma na cidade para cobrar das autoridades a duplicação da Faixa Nova.

Deputado defende duplicação da BR-392, de Santa Maria até a BR-290

Diante das cobranças feitas pela coluna, o deputado Paulo Pimenta (PT) afirmou que conversou com o deputado Valdeci Oliveira (PT) para tentar convencer o governo gaúcho a assumir a duplicação, nem que seja com verbas de futuros empréstimos. Até porque, com a concessão da RSC-287, o Estado deixará de gastar na manutenção da rodovia de Santa Maria até Novos Cabrais. Claro que o drama dos cofres do Estado dificulta essa ideia. Pimenta diz que acha inviável municipalizar a Faixa Nova para duplicá-la.

Porém, um empresário do setor afirmou que, nos bastidores, existe alguma possibilidade de essa proposta ser levada adiante nos próximos anos, pois, se for aprovado o projeto de recuperação fiscal do Estado pela União, o governo gaúcho ganhará um respiro e terá novamente capacidade de obter novos empréstimos. Se isso ocorrer, haveria a intenção de fazer um financiamento para bancar o asfaltamento das estradas de acesso das dezenas de cidades gaúchas que ainda não têm ligação por meio de asfalto. E seria possível incluir a Faixa Nova nesse pacote de obras. Porém, isso tudo ainda está no campo das ideias e é incipiente.

Não é fácil conseguir uma solução para duplicar a Faixa Nova, mas o que não podemos é esquecer do assunto. É preciso seguir a cobrança.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após Capital liberar autosserviço em bufês, cresce pressão para liberar clientes em Santa Maria Anterior

Após Capital liberar autosserviço em bufês, cresce pressão para liberar clientes em Santa Maria

Aberta licitação para comprar 98 abrigos de ônibus em Santa Maria Próximo

Aberta licitação para comprar 98 abrigos de ônibus em Santa Maria

Deni Zolin