Deni Zolin

Os setores do varejo que tiveram alta de vendas em agosto em Santa Maria

18.306

Após a queda expressiva das vendas do varejo de março a junho em Santa Maria, em julho e agosto, a cidade voltou a ter crescimento, segundo dados obtidos com exclusividade pela coluna junto à Receita Estadual. As informações são referentes à arrecadação do ICMS em Santa Maria, que servem de indicador indireto das vendas. Enquanto em maio, houve a maior queda, de -18,7% no ICMS pago na cidade, em junho a queda foi menor, de -8,4%, e a partir de julho, voltou a crescer, ficando 2,6% maior do que em julho de 2019, totalizando R$ 20,545 milhões. Em agosto, cresceu para R$ 21,239 milhões, ficando 3,4% maior que no mês anterior - e 1,7% maior do que em agosto de 2019. data-filename="retriever" style="width: 100%;">De março a junho, nos primeiros meses da pandemia, a queda na cidade era de 10,7%, mas com o crescimento nos últimos dois meses, houve leve melhora do quadro, e a queda reduziu para 6,4% no acumulado de março a agosto.

De julho para agosto de 2020, os setores com maiores altas foram de agronegócio (23%), eletrônicos e eletrodomésticos (16%), bebidas (13%) e comunicações (7%), seguidos por calçados e vestuários (1,7%) e transportes (0,6%).

De julho para o mês passado, a pior queda foi de produtos médicos e farmacêuticos (-72%), mas porque no começo da pandemia, as vendas tinham crescido muito. Também de julho para agosto, tiveram queda os setores de veículos (-22%), supermercados (-5%) e materiais de construção (-1,4%).

Como ficam as atividades caso Santa Maria fique na bandeira vermelha

Apesa                                                                          

Mas, agora, se a cidade for para a bandeira vermelha, poderá ter impacto negativo nas vendas. É a grande preocupação dos empresários locais. data-filename="retriever" style="width: 100%;">





Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ameaça de bandeira vermelha é um alerta necessário à região, infelizmente Anterior

Ameaça de bandeira vermelha é um alerta necessário à região, infelizmente

Após Capital liberar autosserviço em bufês, cresce pressão para liberar clientes em Santa Maria Próximo

Após Capital liberar autosserviço em bufês, cresce pressão para liberar clientes em Santa Maria

Deni Zolin