Deni Zolin

Apesar da tristeza pela 1ª morte e de ser preciso reforçar cuidados, não há motivo para pânico

18.306

Os próprios médicos já adiantavam desde o início que o novo coronavírus iria chegar um dia, assim como já era previsto que era só questão de tempo para que, infelizmente, ocorresse a primeira morte. Para parentes e amigos, é uma dor sem fim - e ficam aqui nossos profundos sentimentos. Lamentavelmente, mais gente deve morrer por essa doença aqui na cidade, como em outros cantos do país.

Diante da situação atual de Santa Maria e região, essa primeira morte deixa claro que é preciso, sim, redobrar os cuidados com medidas de higiene e distanciamento social, mas isso não significa que se deve fechar o comércio agora - talvez isso será necessário mais adiante, quando a situação se agravar. Apesar do temor, ainda não há motivo para pânico, já que diariamente morrem pessoas por outras doenças também. Devemos ter preocupação maior somente se chegarmos aqui ao ponto de algumas capitais brasileiras, onde os hospitais estão superlotados e morrem dezenas ou centenas de pessoas por dia.

Como não sabemos ainda até quando essa pandemia vai durar, temos de tentar seguirmos fortes para enfrentar tudo isso da melhor maneira possível.

Para shoppings abrirem, restrições são impostas

Na quarta, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta declarou que, infelizmente, o surto do coronavírus está só no início no Brasil, com o pico podendo ter sido atingido em Manaus, mas não ainda nas demais capitais.

- No Sul do país, ele (pico) não começou - afirmou Mandetta, temendo que o total de mortos por dia poderá passar de 2 mil no Brasil.

Há projeções citando que a pandemia pode passar de 100 mil mortos aqui no Brasil, infelizmente. Tomara que isso esteja errado e que seja bem menos, mas, apesar da torcida, é preciso ser realista e enfrentar o problema com seriedade e responsabilidade.

Por mais difícil que seja, teremos de conviver com essa tensão por mais um tempo. Temos de manter a esperança, pois há milhares de cientistas mundo afora desenvolvendo vacinas e tratamentos para controlar essa pandemia ou evitar que ela se repita nos próximos anos. Nesta semana, duas notícias positivas: o Japão aprovou um teste que detecta anticorpos da Covid-19 com resultado que sai em 30 minutos, enquanto na China, pesquisadores comprovaram que anticorpos de pessoas curadas neutralizaram o coronavírus em animais, segundo estudo divulgado pela revista Science.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria terá festival gastronômico online a partir deste domingo Anterior

Santa Maria terá festival gastronômico online a partir deste domingo

Travessia Urbana tem mais R$ 20 milhões assegurados Próximo

Travessia Urbana tem mais R$ 20 milhões assegurados

Deni Zolin