A invasão da Fazenda Nova e da Cabanha Santa Angélica, em Pedras Alta pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) concretiza um dos principais temores do agro, que é o aumento das invasões de terras. De acordo com a CNA e o INCRA, nos dois primeiros anos do atual governo, já houveram 94 invasões de propriedades rurais.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Desrespeito ao direito à propriedade
O MST tomou à força as propriedades rurais e usando esse ato criminoso, reivindica que o governo federal avance no processo de reforma agrária, com compra de terras para assentamentos. É importante frisar que não existe laudo atestando improdutividade das fazendas invadidas. Condutas criminosas como estas deveriam ser encaradas pela sociedade gaúcha com o repúdio que qualquer pessoa sentiria ao ter seu lar invadido por pessoas estranhas.
COP 29
A conferência do clima da ONU realizada em Baku, Azerbaijão, terminou com a aprovação de um acordo sobre a Nova Meta Quantificada Coletiva (NCQG, na sigla em inglês) de financiamento climático no âmbito do Acordo de Paris. Quase 200 países se reuniram para discutir questões climáticas e tentar alcançar um consenso em um fórum tão desafiador.
Acordo da Nova Meta
O texto estabelece que os países desenvolvidos devem “assumir a liderança” no fornecimento de, pelo menos, US$ 300 bilhões anuais até 2035 aos países em desenvolvimento, com o objetivo de apoiá-los na implementação de ações de redução de emissão de gases de efeito estufa (mitigação) e de adaptação aos impactos da mudança do clima. Os recursos devem partir de diversas fontes, incluindo públicas, privadas, bilaterais, multilaterais e alternativas.
COP 30 no Brasil
O foco agora se volta para a COP 30, que será sediada em Belém, no próximo ano. A organização do Brasil já sinalizou a intenção de priorizar discussões sobre financiamento e justiça climática. O sucesso em Belém dependerá da capacidade dos líderes globais de superar divisões e intensificar a ambição, garantindo que a transição energética e o financiamento climático avancem.