Encontramos na mídia muitas afirmações dizendo que se nos preocupamos com nossa saúde – ou com nosso planeta –, precisamos reduzir ou eliminar a carne vermelha da nossa dieta. De acordo com algumas fontes, a carne bovina faz mal e ainda causa danos ao ambiente. A grande questão é que a ciência diz o contrário.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Carne é saúde
Grupos extremistas anticarne, celebridades veganas e até alguns especialistas em saúde culpam a carne vermelha por tudo, desde câncer até o aquecimento global. Embora a desmistificação desses temas seja complexo, muitas publicações nos últimos anos, incluindo uma revisão publicada no Annals of Internal Medicine, concluem que as evidências contra a carne são de baixa qualidade e não há nada que embase recomendações de saúde que limitem o consumo de carne. Ao contrário, muitos estudos apontam que a carne melhora a qualidade de vida.
O livro
Recentemente lançado no Brasil, A Carne Nossa de Cada Dia, dos americanos Diana Rodgers e Robb Wolf, com revisão técnica da Lívia Padilha, desmistifica preconceitos em relação ao consumo de carne vermelha. O livro traz temas importantes como aspectos nutricionais, ambientais e éticos sobre o consumo de carne e esclarece por que uma dieta com mais alimentos de origem animal pode ser mais benéfica que uma dieta a base de plantas.
Carne é sustentabilidade
Além de apontar, de forma cientificamente embasada, que a carne e a gordura animal são essenciais para o nosso corpo, a publicação mostra que um sistema alimentar sustentável não pode existir sem animais. E que dietas veganas podem destruir vidas e mostra que a pecuária é uma das nossas melhores ferramentas para mitigar as alterações climáticas.
A verdade
Esclarecendo temas ambientais, nutricionais e éticos sobre a carne vermelha, os autores do livro aprofundam muitas verdades importantes. Talvez a questão ética do consumo de carne seja a mais impactante: eles mostram que a continuação da vida depende da morte. “Somos todos parte de uma cadeia alimentar e do inevitável ciclo da vida, o que inclui a morte”.
A leitura
A Carne Nossa de Cada dia é uma abordagem bem fundamentada e recheada de mísseis científicos. Esclarece os benefícios da carne para a saúde humana e desmonta as falsas narrativas de que ela prejudica o meio ambiente. É uma leitura indispensável para quem quer entender a importância da carne na nossa saúde e na sustentabilidade do planeta.