A situação dos moradores da Rua Canário – que residem em local de alto risco pela ótica da prefeitura – tem sido pauta constante na Comissão de Políticas Públicas da Câmara. Na última semana, o colegiado recebeu um grupo de geólogos da UFSM, que apresentou, de maneira didática e eficiente, o plano de redução de risco. Esse plano mapeou 15 comunidades e oito bairros de Santa Maria, mostrando a vulnerabilidade dos locais de estudo.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Os pesquisadores deixaram bem claro: somente sugerem realocação de famílias quando há extremo risco. Assim, quem, talvez, deve estar com as orelhas quentes é o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Wagner Bittencourt.
Este, em reunião anterior da comissão, disse que o município irá devolver a rua ao morro porque a via está em área de alto risco. E, agora, quem está com a razão? Ambos? Dia 12 de novembro, a Câmara promove grande audiência pública, colocando frente a frente, prefeitura, moradores e estudiosos, além do Ministério Público e outras representações. E aí se tirará “a prova dos nove”.
Antes, muita água...
A história político-partidária dos últimos 45 anos aponta para a quase impossibilidade de o PT, com nomes competitivos, abrir mão da cabeça de chapa em qualquer pleito. Mesmo com “ordem de cima”. É tão raro que o colunista não lembra de uma vez sequer. Vai daí que, embora não seja impossível, é bastante improvável uma composição ao Piratini com Juliana Brizola na cabeça e um petista de vice.
...ainda vai rolar
Dito isto, foi publicado por um portal da Capital, como informação, que o próprio Lula já teria chancelado o apoio a Juliana Brizola, do PDT, como candidata ao governo, faltando apenas a indicação do vice, que seria do PT. Mais: dá como certa a dobradinha Paulo Paim e Manuela D’Ávila ao Senado. Enfim, são rifados “só” os principais nomes eleitorais petistas, hoje, Paulo Pimenta e Edegar Pretto. Quem acredita?
PL e previdência
Na sessão da Câmara de terça-feira, Tubias Callil foi categórico ao dizer aos servidores e professores que o PL votará contra a reforma previdenciária. De forma habilidosa, pôs o colega de bancada, João Ricardo Vargas, quase na obrigação de votar contra a pauta. E só uma reflexão: Vargas foi contumaz crítico à reforma do governador Eduardo Leite. Daí porque seu voto não seria surpresa.
SMVC e a Càmara
A TV Câmara abriu espaço para falar com o diretor artístico do Santa Maria Vídeo e Cinema, Luiz Alberto Cassol. A entrevista, feita por Marcelo Martins, é convite à reflexão sobre o pioneirismo de Santa Maria que tem esse selo de um produto que carrega o DNA local junto à produção audiovisual inclusive no Exterior. A edição 17 do SMVC acaba neste sábado e caminha para futura internacionalização.
Para fechar!
Enfim, começou a haver manifestações públicas à vereadora Alice Carvalho, do PSol. Mas demorou e, por enquanto, salvo engano, praticamente apenas o lado canhoto se solidarizou com a edil ameaçada por atos racistas e misóginos, o mais recente dos quais via e-mail. O PT, por exemplo, esperou uma semana para se colocar oficialmente diante do fato. Antes tarde do que mais tarde, anota o dito popular.