Claudemir Pereira

O que ainda falta ao PT para confirmar Valdeci e Farret

Semana passada, militantes partidários petistas, inclusive vereadores e até pelo menos dois ex-prefeitos (um deles o deputado Valdeci Oliveira), de 19 comunas da região, lotaram o plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria. O motivo do encontro eram questões de organização, como o processo de eleições internas, que se desdobra do país aos municípios, entre os meses de agosto e outubro.

 
Neste domingo, dia 6, no final da tarde, o mesmo público, quem sabe acrescido de petistas dos cinco municípios ausentes (da região convocada), estará no mesmo lugar. Com novidade: a presença do deputado federal licenciado e Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta. O tema anunciado é uma avaliação dos primeiros sete meses do governo Lula.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Está tudo muito bem, está tudo muito legal, como diria o poeta dos anos 80. Foi o que se disse, em relação ao sábado passado. E é o que se anuncia para esta domingueira. Mas não será apenas isso, ou por outra, talvez o que se está a anunciar seja apenas acessório.


Nos discursos e nos papos paralelos, o assunto será um só, como foi semana passada: o pleito de 2024. Parece cada vez mais claro que se aproxima o momento em que o PT terá de escancarar o óbvio: Valdeci Oliveira será o candidato a prefeito na Boca do Monte. E o resto, sim, é só perfumaria.


Palavras do deputado, anotadas pelo colunista, ao discursar para a militância do partido, na manhã da última sabatina: “não podemos, os petistas, fugir da responsabilidade”. E ainda, arrematando, com os devidos aplausos: “todos estão convocados a não se omitirem”, se referindo ao pleito de 2024. Quer dizer, mais claro impossível.


Que estaria faltando para o PT e seus líderes maiores, justamente Valdeci e Pimenta, comunicarem ao distinto público a nova tentativa do ex-prefeito retornar ao cargo? 


Aparentemente, duas coisas. Uma é a garantia de prioridade partidária para Santa Maria, o que garantiria os recursos necessários à campanha. E a outra são as alianças.
A jogada de mestre (sim, foi, inclusive porque inesperada), de aliar-se com o União Brasil, cuja direção estadual passou por cima da local e vai impor um novo comando, provavelmente o (quase) ex-pedetista Marcelo Bisogno, e abrigando o futuro candidato a vice de Valdeci, José Farret, aparentemente está consolidada.


Os grandões petistas sonham com uma ampla aliança de centro-esquerda, e caberia todo mundo, menos os aliados do atual governo. Talvez não consigam. É até provável que não, mas desejam ter ao lado pelo menos PSB e PDT. É o sonho de consumo. Mas a avaliação interna é que o estrago feito com a nova postura do UB já está de bom tamanho. Então...



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Os únicos caminhos possíveis aos deserdados do União Brasil Anterior

Os únicos caminhos possíveis aos deserdados do União Brasil

A sugestão de Pablo Pacheco para o transporte público Próximo

A sugestão de Pablo Pacheco para o transporte público

Claudemir Pereira