Disputa entre Vargas e Bolzan e o PDT local sendo ele mesmo

A grande notícia política do final de semana, no Rio Grande do Sul, é a convenção do PDT, neste sábado. Nela, o confronto anunciado entre o ex-dirigente Romildo Bolzan Jr, que retoma a política partidária após ter presidido o Grêmio, e o atual prefeito de São Sepé, ex-deputado e ex-presidente da Assembleia e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado, João Luiz Vargas.

 
Que se diga: não falta história a esses dois militantes pedetistas. Ambos são respeitados na agremiação fundada pelo falecido Doutor Leonel, pelo que fizeram, e reúnem capacidade para dirigir os destinos do PDT, com as diferenças de posição que a coluna inclusive apontou semana passada.

 
Agora, perguntará o leitor, e em Santa Maria, qual a posição dos pedetistas? Pois olha, aqui o PDT está sendo... PDT. Isto é, dividido. O colunista, observando as redes sociais, anotou manifestações para os dois contendores. As mais veementes são as de Luci Duartes (foto), líder de um grupo, que fecha com Vargas, e Luiza Scheffer Barros, ligada a Paulo Burmann, e que é pró-Bolzan.


Luneta


REGABOFE

Petistas pretendem fazer grande demonstração de força política na próxima quarta-feira, 6. Regabofe no Clube Comercial, por adesão (30 mirréis), deve reunir cerca de 500 militantes, inclusive deputados de longe, para festejar o niver de Valdeci Oliveira, que fará 66 anos no dia seguinte. Ah, e a grande estrela, além do próprio aniversariante, deve ser José Farret, futuro vice na chapa à Prefeitura.


PRESTÍGIO

O deputado federal Vilson Covatti Filho tem larga influência em Santa Maria. É um dos deputados forasteiros do Progressistas que ostenta maior sucesso na cidade. E agora, de certa maneira, também prestigia seus companheiros locais. Tanto que o atual presidente, Pablo Pacheco, e o ex-presidente, Mauro Bakof, foram incluídos no Diretório Estadual eleito há duas semanas e que tem Covatti na presidência.


ARIGONY

O delegado Marcelo Arigony (foto) tem sido citado, quase como pensamento mágico, como potencial nome para concorrer à Prefeitura ou, mesmo, à Câmara. Até em supostas pesquisas teria sido incluído. Pois o próprio garantiu ao colunista que, embora tenha pensado nisso em pleitos anteriores, descarta, sob qualquer hipótese, a possibilidade de virar candidato. E declarou ser essa sua posição definitiva.


INVERSÃO

Uma peculiar inversão anotada no último sábado, após eleita a Executiva Municipal do PSDB. O atual presidente, procurador Guilherme Cortez, no início do século, foi vice-presidente. E o então líder maior é agora o segundo, no caso, o chefe de gabinete Alexandre Lima. De todo modo, a dupla tem escudado Jorge Pozzobom ao longo dos últimos sete anos e mesmo antes, quando o atual prefeito era deputado.


PARA FECHAR!

Partidos (e Federações) estão sofrendo bastante para fechar nominatas competitivas à Câmara de Vereadores no pleito de 2024. Os maiores sofrem por conta de suas ambições e os menores por falta de militantes, mesmo. De todo modo, o discurso é sempre otimista. Tanto que, se somadas as expectativas de cada agremiação, a comuna teria de ter um Legislativo com pelo menos 30 cadeiras. Pooois é.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Já é certo para 2024: ninguém que
concorreu a prefeito vai outra vez Anterior

Já é certo para 2024: ninguém que concorreu a prefeito vai outra vez

O que sobrou da convenção tucana: cerco a Decimo e afago a “pepistas” Próximo

O que sobrou da convenção tucana: cerco a Decimo e afago a “pepistas”