Alinhamento nacional e o “Dia D” do PT

Alinhamento nacional e o “Dia D” do PT

Foto: Divulgação

Os petistas amanhecem neste sábado (6) com reunião ampliada de seu Diretório Municipal. O encontro, que acontece no Clube Comercial, terá a participação, claro, do pré-candidato a prefeito, Valdeci Oliveira, e seu parceiro de chapa, José Farret, do União Brasil. Também estará presente o vereador Ricardo Blattes, Diretor de Administração e Planejamento do Conselho Administrativo de Direito Econômico, o Cade, em Brasília.


Reuniões têm sido mais habituais que normalmente, no PT santa-mariense. Mas a desta sabatina conta com uma peculiaridade a ser ressaltada. Trata-se, conforme material distribuído por seu presidente, Ronei Lopes, do “Dia D – Partido dos Trabalhadores Mais Forte nas Eleições 2024”.

 
Enfim, mais que evento meramente local, trata-se de uma mobilização nacional do PT, com, como ressaltou Lopes, “grande mutirão de planejamento para discutir as estratégias e a mobilização dos pré-candidatos e pré-candidatas petistas”.


Fora do Whats
Todos os “dissidentes”, leia-se os vereadores Anita Costa Beber, João Ricardo Vargas e Roberta Leitão, e seus assessores, foram retirados dos grupos de WhatsApp vinculados ao Progressistas. Bueno, faz sentido, pois não interessa mais a eles saber do que acontece no agora ex-partido. Nesses espaços, claro, são discutidos temas específicos, além de servirem para orientação geral dos militantes do PP.

 

Fora CCs?
Já há alguns dias existe um processo junto ao presidente da Câmara, Manoel Badke, para substituição dos cargos de confiança indicados pelos vereadores que deixaram o PP. Seriam, segundo apuração da coluna, quatro CCs nessa condição. Mas aí é um pouco mais complicado. Afinal, os edis saíram do PP, mas se mantêm como apoiadores da Mesa Diretora. É improvável, cá entre nós, que a pressão surta efeito.


Força do PDT
Encontro dos pedetistas de Santa Maria, no meio desta semana, com a presença do deputado Afonso Motta, mostrou aqueles que serão os centroavantes do time de Paulo Burmann na disputa municipal. Ali estavam os pré-candidatos a vereador possíveis (e a maioria prováveis). A saber, Luci Duartes (Tia da Moto), Cida Brizola, Jorge Trindade e Zaloar Soares.


Seleção na CRE
Raros notaram (exceto diretamente interessados, claro), mas o governo gaúcho abriu terça, 2, inscrições à seleção de profissionais para titulares das 30 Coordenadorias Regionais de Educação. Aliás, o mesmo processo ocorreu há quatro anos, e aqui se classificou José Luiz Eggres, atual coordenador. Que, até onde se sabe, participará de novo. Ah, o prazo para se qualificar vai até dia 15 deste mês.


Para fechar
Pode ser temperamento. Mas o fato é que o ministro da Educação, Camilo Santana, não tem mostrado exatamente sensibilidade ao ouvir quaisquer representantes das universidades. Mais: possui assessoria técnica muito fraca, bem diferente de dois de seus mais ilustres antecessores petistas: Fernando Haddad e Tarso Genro. O que você leu aqui foi apurado com quem tem, há bom tempo, acesso constante ao MEC.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Claudemir Pereira

POR

Claudemir Pereira

A busca por um vice e o papel de Pablo Pacheco, líder do PP Anterior

A busca por um vice e o papel de Pablo Pacheco, líder do PP

Decimo assume o PSDB e busca por alianças Próximo

Decimo assume o PSDB e busca por alianças