A votação a jato e as lições que os vereadores de Santa Maria oferecem

A votação a jato e as lições que os vereadores de Santa Maria oferecem

Foto: Reprodução

Do dia em que foi protocolado até a sanção, pelo prefeito, decorreram no máximo 72 horas. E, assim, desde quarta-feira (28), Santa Maria tem novo feriado, a ser celebrado em 15 de agosto. É, simplificadamente, Nossa Senhora Conceição, padroeira do município, festejada (só até este ano) em 8 de dezembro, trocada pela Medianeira, Rainha do Povo Gaúcho.


 + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Sem entrar no mérito da decisão, que, ao contrário do que induz o placar na Câmara, há, sim, a possibilidade de ser discutida, o episódio traz algumas lições. Uma é a inegável influência do poder religioso no dia a dia da comunidade. E outra, de natureza puramente política, e que interessa mais ao colunista no momento, é simples: quando os vereadores querem, votam. E a jato. E quando não querem, não há Medianeira ou Conceição que resolva. É assim. E ponto.


Luneta

Pelas imagens
Veterano político, várias vezes eleito, garantiu ao colunista: “o calçadão não elege ninguém”. Tá, então por que tantos passam por ali, pelo menos nas manhãs ensolaradas dos sábados? Resposta: “porque dá volume à campanha e garante boas imagens para a propaganda eletrônica”. Dito isto, acredite: é o astro aparecer, ainda que timidamente, e o cartão-postal da cidade estará lotado de candidatos.


O trololó
Que ninguém tenha dúvida: a propaganda eleitoral no rádio e na televisão (o trololó eletrônico, como este colunista chama, carinhosamente) é muito ouvida e vista. Há até quem tome conhecimento da campanha somente por esses meios. E a audiência sobe, são dados históricos, nas duas últimas semanas antes do pleito. Não é por outra razão, inclusive, que este é o item mais caro para partidos e candidatos.


O trololó (II)
Não se sabe qual será o desempenho eleitoral de Giuseppe Riesgo. Sequer se terá ou não condições de chegar ao segundo turno. Mas um fato é possível afirmar, sem erro: as chances dele obter resultado positivo seriam provavelmente muito baixas, senão nulas, não tivesse se aliado ao MDB, que aceitou compor e garantiu a ele o tempo no trololó a que seu partido, o Novo, sozinho, não teria direito.


O perfil
O site do Tribunal Superior Eleitoral é um maná, para quem quer informações sobre os candidatos a vereador e prefeito. É possível inclusive traçar um perfil dos concorrentes à Câmara. Como curiosidade e apenas para ficar num exemplo, 44% dos 259 pretendentes a uma vaga no Legislativo se declaram casados. Os demais são solteiros (35%), divorciados (11%), viúvos (5%) e separados judicialmente (4%).


Para fechar!
A lei eleitoral obriga os partidos a terem ao menos 30% de mulheres entre os candidatos a vereador. Santa Maria ultrapassou o percentual, até com alguma folga: são 92, do total de 259, o que significa 36%. Supõe-se, até pela mão forte da Justiça, que nenhuma seja “laranja”, o que torna o dado ainda mais relevante.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Claudemir Pereira

POR

Claudemir Pereira

A carta de dom Leomar e os “critérios” para o voto Anterior

A carta de dom Leomar e os “critérios” para o voto

259 qualificados cabos eleitorais e quem eles apoiam à prefeitura de Santa Maria Próximo

259 qualificados cabos eleitorais e quem eles apoiam à prefeitura de Santa Maria

Claudemir Pereira