Tecnologia a favor da prosperidade no campo

Willian Rigon Silva

O Brasil é um dos mais importantes fornecedores de grãos para o mundo, tanto para alimentação humana quanto animal. Dentre as safras que mais se destacam no Brasil, hoje, estão as plantações de arroz e soja. Com o aumento da demanda mundial por esses grãos e a alta de preços de insumos e combustíveis, aliado a necessidade de compromisso ecológico necessário, cada vez mais é indispensável o auxílio da tecnologia para se ter sucesso na agricultura.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Sistema Global de Navegação via Satélite

Para alcançar alto rendimento, diminuir o uso de água e insumos em uma plantação, é necessária a utilização de diversas tecnologias, dentre elas o piloto automático e o sinal GNSS de alta precisão. GNSS significa “Sistema Global de Navegação via Satélite” (do inglês Global Navigation Satellite System), onde atualmente é composto por 4 constelações principais: GPS norte-americana, GLONASS russa, Galileo européia e BeiDou chinesa. Utilizando essas 4 constelações, consegue-se uma precisão horizontal na ordem de 30 centímetros a 2 metros em média, ainda insuficiente para uma alta precisão nas operações do campo. Nesta faixa de precisão ainda há desperdício de sementes e defensivos agrícolas nas operações por falhas ou sobreposição.


Piloto Automático e Base RTK
Hoje, um piloto automático de trator pode alcançar de 1 a 2 centímetros de precisão, graças ao auxílio de tecnologia de ponta. A tecnologia que permite alcançar até 1 centímetro de precisão horizontal e vertical é chamada de RTK, sigla que significa “Cinemática de Tempo Real” (do inglês Real-Time Kinematics). Esta tecnologia consiste na utilização de uma base fixa no campo com coordenadas conhecidas, enviando um sinal de correção para os tratores em movimento no campo. A antena GNSS que está no trator utiliza a informação enviada pela base para corrigir a sua posição, alcançando então de 1 a 2 centímetros de precisão. Esta precisão é colocada em prática através da utilização do piloto automático, garantindo o máximo de eficiência nas operações. Com isto, os projetos de taipas ou sulcos executados nas lavouras de arroz e soja/milho irrigados tem a sua precisão máxima, reduzindo consideravelmente o desperdício de água, sementes e defensivos agrícolas necessários durante toda a safra.


A G2W Sistemas, empresa residente do InovaTec UFSM Parque tecnológico, desenvolve e fabrica estes 3 equipamentos: Monitor GNSS, Piloto Automático e Base RTK. Estas tecnologias compõem a área chamada de Agricultura de Precisão, indispensável na agricultura do século 21. Com os equipamentos desenvolvidos pela nossa equipe, nesse ambiente de inovação e pesquisa, agricultores alcançam mais eficiência, reduzindo custos e otimizando recursos em suas plantações.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O melhor presente: permita-se receber o seu Anterior

O melhor presente: permita-se receber o seu

A força que nos acompanha no decorrer da vida Próximo

A força que nos acompanha no decorrer da vida

Colunistas do Site