Atraso na semeadura do arroz

Atraso na semeadura do arroz
Essa será uma safra atípica para os orizicultores da nossa região, afinal em anos normais, a grande maioria já teria encerrado a semeadura do arroz. Entretanto, os dados do IRGA mostram que apenas 76% da área foi semeada, enquanto Campanha e Planície Costeira Externa a semeadura já foi concluída.


Cenário complicado
Esses dados evidenciam o tamanho do desafio dos agricultores de arroz da região que foram aqueles que mais sofreram com as enchentes de maio. Já sabemos que cada dia de atraso prejudica a rentabilidade da lavoura, portanto, precisaremos mais do que nunca de políticas públicas que auxiliem os nossos agricultores com o objetivo de manter a produção de arroz em níveis que possam suprir a demanda do nosso mercado.


Aviação agrícola
No último dia 03 de dezembro foi aprovado na assembleia legislativa do Estado o projeto de Lei 442/23, esse projeto garante segurança jurídica para à aviação agrícola no Rio Grande do Sul. Esse projeto é importante pois sem a utilização de aeronaves agrícolas o cultivo do arroz irrigado seria praticamente inviabilizado em diversas regiões.


Atividade de relevante interesse social, público e econômico
O Rio Grande do Sul foi pioneiro no Brasil com aplicações agrícolas com aviões, sendo que as primeiras operações foram realizadas em 1947. Atualmente são mais de 420 aeronaves em operação e 60 empresas especializadas. Dessa maneira, esse é um setor extremamente organizado e principalmente regulado, permitindo dessa maneira uma qualidade nos serviços prestados a sociedade.


Avanços no setor
A aprovação desse projeto auxilia no sentido de proteger essa importante atividade na agricultura gaúcha. Um dos aspectos que precisa ser ressaltado também é o avanço da tecnologia nessas operações. Hoje é possivel realizar as aplicações com aviões agrícolas com extrema precisão e qualidade, tornando essas operações cada vez mais eficientes e seguras.


Área de soja no Estado
A semeadura de soja tem avançado rapidamente nas últimas semanas, atingindo mais de 90% da área prevista. Na região central, as lavouras tem se desenvolvido bem e estão em estágio vegetativo sem maiores problemas nos últimos dias. Se o clima permitir, em poucos dias se encerra o plantio e atualmente temos uma boa previsão de produtividade.


Fungicidas na soja
Na maioria das áreas de soja já foram ou estão sendo realizadas as primeiras aplicações de fungicidas. Essa primeira aplicação é fundamental para manter a sanidade da cultura durante todo o ciclo, portanto, os cuidados com a tecnologia de aplicação correta devem ser redobrados para que os produtos atinjam o alvo e possam expressar seu potencial de controle.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Adriano Arrué Melo

POR

Adriano Arrué Melo

Atraso na semeadura do arroz Anterior

Atraso na semeadura do arroz

Lei dos bioinsumos aprovada no congresso Próximo

Lei dos bioinsumos aprovada no congresso