Jaqueline Silveira

Vereadores não conseguem se entender na primeira sessão do ano

18.308

O tempo de quase dois meses do recesso de verão parece não ter feito bem aos vereadores. Os parlamentares retomaram os trabalhos, na tarde desta terça-feira, e tudo indica que voltaram contaminados pelo clima belicoso que encerrou o ano. Na primeira sessão plenária, os parlamentares não conseguiram se entender para constituir as seis comissões da Casa, entre elas a de Constituição e Justiça (CCJ), de Orçamento e Finanças e Direitos Humanos.

Na primeira sessão sob seu comando, o presidente Valdir Oliveira (PT) deu tempo de 40 minutos para os parlamentares construírem um acordo, mas não obteve sucesso. "Pergunto se existe possibilidade na prerrogativa, para que eu possa suspender a sessão por mais 10 minutos, de acordo?", questionou Valdir. Então, os vereadores acenaram com essa possibilidade, entretanto, depois de mais 10 minutos, tudo continuou na estaca zero e a sessão foi encerrada.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Foto: Eduardo Ramos (Diário)/

Vereadores não conseguiram avançar, na tarde desta terça-feira, sobre a formação das comissões por falta de consenso

"Os líderes dos 10 partidos estiveram reunidos, mas ainda não foi possível firmar um acordo, visto que havia uma ou outra bancada que não concordava com a metodologia", respondeu Ricardo Blattes (PT).

Ou seja, a única pauta da sessão do dia, que era a formação das comissões, não avançou. Ficou para a sessão de amanhã à tarde. A constituição tranca a pauta de votação de outras propostas. Isso porque as matérias precisam passar pelo crivo dos colegiados para serem votadas em plenário. O ano é novo, mas o clima e ranços parecem muito de 2021. Os ares não mudaram e tendem a ficarem mais pesados por 2022 ser ano de eleição.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

PLURAL: os textos de George Confield e Elisangela Nicoloso Brandli Anterior

PLURAL: os textos de George Confield e Elisangela Nicoloso Brandli

Câmara retoma nesta terça-feira as sessões plenárias depois do recesso Próximo

Câmara retoma nesta terça-feira as sessões plenárias depois do recesso

Colunistas do Impresso