Jaqueline Silveira

Câmara retoma nesta terça-feira as sessões plenárias depois do recesso

18.308

A Câmara de Vereadores de Santa Maria retoma nesta terça-feira as sessões plenárias depois do recesso de verão. E o ano recomeça com algumas novidades. A gestão da Mesa Diretora, por exemplo, mudou de lado. Em 2022, o presidente é Valdir Oliveira (PT), apoiado, além da sua bancada, pelos vereadores do PSDB, do Republicanos, do PDT, do PCdoB,  e mais os parlamentares Manoel Badke, do recém-criado União Brasil, e Adelar Vargas (MDB), Bolinha.

Então, o bloco que era situação em 2021, comandado por João Ricardo Vargas, o Coronel Vargas, agora é oposição à Mesa Diretora neste ano. E o grupo antes de oposição, agora é situação e tem o controle da administração do Legislativo.

Prefeitura anuncia reajuste salarial a servidores municipais

Também há mudança nos líderes de governo e de oposição. O governo Jorge Pozzobom (PSDB) confirmou, na manhã de ontem, o nome de Givago Ribeiro(PSDB) como porta-voz do Executivo no Legislativo em 2022. Ele assume o papel que era de Alexandre Vargas (Republicanos), que pediu para deixar a liderança para priorizar seu mandato.

Mesmo assim, ele, a pedido do prefeito, será o vice-líder. Estreante no Legislativo, Givago diz que foi um aprendizado trabalhar ao lado de Alexandre pela sua experiência e que seu gabinete, em 2021, foi uma "extensão" do do então líder do Executivo.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Foto: Ariéli Ziegler (Divulgação)/

Prefeito Jorge Pozzobom (óculos) cumprimenta seu novo líder de governo, Givago Ribeiro

Sobre o ano conturbado de 2021 com três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), além de um debate ideológico à flor da pele, em alguns momentos, Givago comenta que foi "esse intensivo que me deu mais confiança para aceitar esse convite." J

á em relação aos trabalhos em ano de eleição, o tucano afirma que irá procurar que projetos importantes para a população não sejam contaminados pelo debate eleitoral. "Eu busco construir pontes e não muros", acrescentou.

Prefeitura anuncia 18% de reajuste

Para este ano, o novo líder adianta alguns dos projetos que a prefeitura enviará ao Legislativo, entre eles, a reposição salarial dos servidores de 18,89% e de 21,05% no piso do magistério, anunciados ontem, e a atualização do Plano Diretor. Mas a contratação de dentistas dever ser uma das primeiras pautas a ser votada na Câmara. 

Líder de oposição será escolhido nesta terça

O líder da bancada de oposição ao governo Jorge Pozzobom no Legislativo será definidona tarde desta terça-feira. Em 2021, o representante do bloco foi o vereador Pablo Pacheco (Progressistas). Agora, a escolha deve recair entre Roberta Leitão (Progressistas) e Tony Oliveira, do novato União Brasil.

Mais cotado para assumir a tarefa, Tony (foto) diz que, hoje, o grupo se reúne para bater o martelo, entretanto adianta que a questão eleitoral não irá atrapalhar o andamento dos projetos que beneficiam a população.

Por onde os ex-candidatos a prefeitos de Santa Maria?

"Tudo aquilo que é favorável à comunidade não tem situação e oposição", diz Tony que, se for confirmado como líder da oposição, dividirá o tempo no segundo semestre com a campanha eleitoral, já que concorrerá a deputado estadual, provavelmente pelo Podemos.   

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vereadores não conseguem se entender na primeira sessão do ano Anterior

Vereadores não conseguem se entender na primeira sessão do ano

A madrugada no centro da cidade Próximo

A madrugada no centro da cidade

Colunistas do Impresso