colunista do impresso

Um mundo assimétrico

A assimetria de informações lida com o estudo de decisões em transações em que uma parte tem mais, ou melhor, informação do que a outra parte. "Essa assimetria cria um desequilíbrio de poder nas transações, o que, às vezes, pode fazer com que as transações deem errado, um tipo de falha de mercado no pior dos casos." Complexo? Nem tanto. Você vive de fato em um mundo assimétrico e nem sabia. Vejamos alguns exemplos.

Observe os casos de Fake News. Na verdade, é uma grande falha na comunicação, um ruído. Então, logo, uma informação assimétrica. A informação mal feita gera impactos muito nocivos às decisões e, consequentemente, nas relações pessoais e nos contratos. Imagine aquela brincadeira do telefone sem fio, isto é, a primeira informação inicia perfeitamente correta, mas, ao longo na transmissão, a comunicação pode ser desviada. Vejam como isso pode acarretar em situações bem viesadas a respeito da informação inicial. Os danos podem ser bem elevados, caso tenhamos muitas assimetrias de informação em nosso contexto social.

Poderíamos precificar isso, calcular as perdas com as assimetrias existentes. O fato é que estamos rodeados de situações como essa. A racionalidade pode auxiliar um pouco na correção desta imperfeição. No entanto, considero que alguns outros aspectos também são fundamentais para evitarmos essas falhas.

A melhora da relação entre o principal e o agente é fundamental. E o que é isso? É quando, por exemplo, as definições como os deveres e os direitos são exaustivamente esclarecidas (os) de forma contratual.

Agora, no caso do coronavírus, aconteceu e ainda irão ocorrer muitas informações falsas. Até porque o conhecimento e a incerteza são muito grandes. Mas, à medida que as arestas se ajustam, teremos mais certeza sobre o fato.

Por fim, uma dica importante: faça a sua vida com menos assimetrias, faça os seus negócios com menos incerteza e assimetria. Enfim, tente e evite riscos a sua vida. Sabe-se que isso é difícil, mas se esforce evitando esse mundo mais incerto. O atual cenário nos induz a criamos uma nova realidade, ou um "novo normal".  Muitas coisas que fazíamos errado, agora, terão que se fazer de forma diferente. Os mercados serão impactados, a vida social também. É um exercício difícil, mas não impossível. Precisamos de uma nova postura comportamental.

Pois bem, cuide-se, busque o equilíbrio, tente corrigir a imperfeição, seja da sua vida, seja dosegócios ou do trabalho. Faça um mundo melhor e abuse das coisas boas que assim você estará ajudando o mundo a ser menos assimétrico.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

PLURAL: duas opiniões diferentes no mesmo espaço Anterior

PLURAL: duas opiniões diferentes no mesmo espaço

Um mundo assimétrico Próximo

Um mundo assimétrico

Colunistas do Impresso