colunista do impresso

Trocas

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

A sociedade contemporânea vive em um mundo de escolhas e de trocas. Essas são os princípios fundamentais da tradicional teoria econômica. Você já pensou nisso? Tudo gira em torno das trocas. Existem as mais comuns, bem como as mais complexas e também as "bizarras". No entanto, elas estão no meio de nós.

As trocas parecem uma coisa de outro mundo, contudo fazem parte do mundo capitalista. Antigamente, as pessoas trocavam mercadorias por mercadorias, e as consequências disso eram a ocorrência de trocas não tão eficientes. Hoje, temos o "dinheiro" para validar o preço das mercadorias e, assim, ter uma referência um pouco mais justa no processo de troca. Mas, ainda ocorrem trocas que do ponto de vista individual não são equitativas. No plano coletivo, também ocorrem trocas desiguais.

Vejamos no caso da política, a cada ciclo de governo podemos realizar a troca no comando da gestão pública e nas casas legislativas. Isso é bom ou ruim? Considero, que para muitos casos sim, devido a uma administração mal sucedida e assim por adiante. No entanto, para outros casos a sucessão é bem vinda. Portanto, é necessário que a sociedade local avalie a administração e decida pela troca ou não.

Temos o caso de déficit público. Isso também é um caso de escolha e de troca. A sociedade sempre deve avaliar o que ela deseja para o seu presente e futuro. Caso queira mais gastos no presente deve saber que a conta chegará para as gerações futuras. Isso é um dilema? Não, necessariamente. A sociedade precisa saber que vivemos em um sistema em que a base são as trocas. Sendo assim, temos que nós amparar em sólidas decisões, se não, as consequências poderão ser cruéis ou benéficas para todos (as).

A pandemia está induzindo uma dinâmica diferente em nossas trocas. Vejam vários casos de serviços e produtos que consumimos e que, de certa forma, estão se alterando na sua forma de oferta. A educação é um deles. O futuro dela será totalmente remota, digital e tecnológico. Principalmente, nas estruturas prediais das Escolas, Colégios e Universidades. As salas de aulas estão sendo substituídas por computadores, nuvens, robôs, celulares, inteligência artificial e tudo que a tecnologia poderá ofertar no sentido de realizarmos a troca. Assustador em? Nem tanto, veremos a seguir. O meio de transporte é outro que está em franca alteração. Novas formas de se transportar estão a surgir e mudará o sistema logístico e de mobilidade urbana. E muitos outros exemplos...

Por fim, meus caros (as) leitores, façam boas escolhas e trocas em sua vida! Porque, lembre-se que o mundo é feito disso.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O que levou a Get Commerce a ser Top 3 Brasil plataforma de e-commerce Anterior

O que levou a Get Commerce a ser Top 3 Brasil plataforma de e-commerce

A Covid-19 já não assusta, como antes Próximo

A Covid-19 já não assusta, como antes

Colunistas do Impresso