colunistas do impresso

Sempre é tempo de começar

Todos os dias, temos a oportunidade de começar ou recomeçar. Ao abrirmos os olhos, abrimos uma página nova para escrevermos nossas histórias e isso é maravilhoso. Não tenho a vida como um dado, pronto e acabado, mas em constante movimento. Reconheço que existem ciclos e períodos, mas o começar está sempre ali, nos dando a oportunidade de fazer mais e melhor. E tenho exemplos práticos.

Quem atua no Ensino Superior estava acostumado a ter períodos de inscrições abertas para vestibular e ingresso de alunos novos nos cursos de forma estanque. Pois esta realidade tem mudado com a consolidação do ensino a distância, onde é possível o ingresso praticamente de forma contínua. Ou seja, podemos começar um curso de graduação a qualquer momento.

Interessante, também, é a oportunidade de conhecer novas realidades, entre elas, a área do ensino a distância. A experiência da grande maioria é com o ensino presencial, esta é a forma que conhecemos desde tenra idade. A rotina de ir para escola nos direciona à ideia de que a aprendizagem só acontece dentro de uma sala de aula convencional.

Pois como esta realidade mudou! O ensino a distância vem com uma força enorme, nos mostrando que existem novas formas de aprender e que não precisa ser a reprodução das nossas antigas experiências. Podemos estar diante de um novo método de construção do conhecimento. Neste aspecto, como estou imersa na educação superior a distância, vou aproveitar para mostrar um pouco mais dessa área.

No ensino a distância, e aqui vou usar a realidade da Ulbra como exemplo, existem duas possibilidades, os cursos EAD, propriamente ditos, e os cursos híbridos. Os cursos EAD funcionam com aulas dentro da plataforma própria e exclusiva chamada de "AULA", onde você tem todo material, conteúdo, formas de interação com professor regente, tutor e weborientador e fóruns de discussão, tudo a sua disposição para que você possa organizar sua dedicação aos estudos conforme seu tempo e condições. Frize-se que as atividades avaliativas são desenvolvidas dentro da plataforma e você só precisa realizar uma única atividade presencial por disciplina no pólo.

Já os cursos híbridos têm uma carga horária diferenciada. As disciplinas teóricas são realizadas dentro da plataforma "AULA", utilizando todos os recursos do EAD, e as disciplinas teórico-práticas são desenvolvidas com o incremento das aulas síncronas e nos laboratórios virtuais de aprendizagem que são um grande diferencial para o exercício de atividades reais. E não esqueça dos estágios! Dependendo do curso que você escolher, você ainda tem os estágios de forma presencial. Nos cursos híbridos, a integralização da carga horária ocorre sendo 70% EAD e 30% presencial.

É interessante analisar como o ensino a distância se agiganta e passa fazer parte da nossa vida em áreas tradicionais e ultramodernas. É o uso de alta tecnologia aplicada à aprendizagem que possibilita termos Design digital ou de interiores, de Agronomia ou de Jornalismo ao alcance das nossas mãos.

E, para muitos de nós, essa é uma realidade nova para a qual somos convidados a conhecer porque sempre é tempo de começar e começar de forma diferente. Talvez, para muitos que ainda olham desconfiados para o ensino a distância, seja hora de abandonar o velho pré-conceito, ou pré-julgamento e se dar a chance de começar a olhar por um prisma menos desconfiado, mais amoroso e positivo. E te digo que esta premissa vale para toda nossa vida.

Texto: Deborá Evangelista
Advogada

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Caminhando com Jesus Anterior

Caminhando com Jesus

PLURAL: os textos de Atílio Alencar e Luiz Gonzaga Binato de Almeida Próximo

PLURAL: os textos de Atílio Alencar e Luiz Gonzaga Binato de Almeida

Colunistas do Impresso