opinião

OPINIÃO: Não podemos perder o encantamento

Vivemos num mundo, numa sociedade de imensos desafios, decepções, contrariedades e de relações frágeis, periféricas ou superficiais que, às vezes, temos a sensação de que vamos perder o encanto de viver. Infelizmente, essa sociedade dá mais importância ao supérfluo e passageiro que ao permanente e definitivo, aliás, há quem até negue o definitivo. Nela, o virtual passa a dominar os pensamentos, os sentimentos e as relações interpessoais. Podemos dizer que vivemos num mundo fraturado, desestruturado, onde vale mais quem produz mais e quem consome mais. Há uma tendência em valorizar o quantitativo em detrimento do qualitativo.

Essa sociedade é tão complexa, porque não dizer, confusa e agressiva, que tudo conspira para nos tirar o encanto pela vida, pelos valores essenciais à sociedade e pela capacidade de ter esperança. No entanto, não podemos perder o encanto, nem a esperança, pois, sem eles, a vida perde a beleza e o significado. Não podemos perder o encanto pela dignidade da pessoa humana, independentemente de sua condição social, sua idade, profissão, cor ou credo, pois acima disso estão a grandeza de sua inteligência e o maravilhoso dom de amar. Realmente, somos convidados a manter o encanto pela bondade, pela ternura, pelos gestos de solidariedade, pela simplicidade, pela beleza das crianças, pela rebeldia e entusiasmo dos jovens, pelo testemunho dos sábios anciãos, pela extraordinária ternura das mães, pela prudente presença dos pais.

Não podemos perder o encanto pelos incansáveis e até "teimosos" trabalhadores da terra, pela persistência dos professores, pelos maravilhosos testemunhos de fidelidade à justiça, pelos promotores da paz e pelos eternos companheiros de caminhada. Não podemos perder o encanto pela família, pais, irmãos e demais familiares, pelos amigos, pelo trabalho, pelo companheirismo, pelos inesquecíveis momentos de festa.

Sim, não podemos perder o encanto pelas maravilhas da criação, pela fecundidade da terra, especialmente do nosso imenso e rico Brasil, pelo espetáculo das flores, dos frutos e das colheitas.

Somos convidados a não perder o encanto pela pela nossa cidade, pois, apesar de todas as suas mazelas e desafios, ela será sempre a nossa cidade querida. Somos convidados a não perder o encanto pela alegria da convivência, do encontro, das amizades. Somos, sim, convidados a buscar razões e motivos para nunca perder o encanto, para não perder a beleza da vida, pois sem encanto tudo fica mais difícil e pesado.

Por fim, mas não menos importante, somos convidados conservar o encanto pela nossa fé, pela nossa adesão Aquele que dá razão a todos os motivos de nossa esperança. Não perder o encanto pela certeza de que esse Alguém não se esqueceu de nós, Alguém que não nos decepciona e não deixa de nos amar, apesar de nossas fragilidades. E esse Alguém é nosso Deus e Pai.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

OPINIÃO: Agro é TOX Anterior

OPINIÃO: Agro é TOX

OPINIÃO: Inquietações de um sonhador! Próximo

OPINIÃO: Inquietações de um sonhador!

Colunistas do Impresso