Jaqueline Silveira

MDB cancela prévia em busca de consenso para definir candidato ao Piratini

18.308

Os líderes históricos do MDB entraram em campo e colocaram panos quentes na disputa explosiva dentro do partido para a escolha do candidato ao Palácio Piratini e conseguiram cancelar a prévia que ocorreria no dia 19 de fevereiro. Como consequência, evitaram uma fratura exposta internamente.

Os dois candidatos, Alceu Moreira, presidente estadual do MDB, e Gabriel Souza, ex-presidente da Assembleia Legislativa, já tinham anunciado os horários para a inscrição de suas chapas nesta quinta-feira com a presença de apoiadores. Os dois mediriam forças e pretendiam transformar a inscrição em um ato político.

82 cartões do Auxílio Inclusivo são furtados em Santa Maria

Como o racha já estava exposto entre os deputados e agora ex-aliados, as sequelas das prévias poderiam ser irreversíveis até para a consolidação e fortalecimento da candidatura ao governo do Estado. O trabalho de bastidores foi intenso na tarde e noite de quarta-feira das lideranças emedebistas, entre elas os ex-governadores Pedro Simon, Germano Rigotto e José Ivo Sartori, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e o ex-senador José Fogaça, além das bancadas federal e estadual, para barrar a prévia.

Para isso, fizeram um apelo a Moreira e a Souza para não realizarem suas inscrições às prévias, cujo prazo esgotava nesta quinta-feira.

Procuradoria da Câmara de Santa Maria barra denúncia do Simers contra vereador

 "As justificativas para a proposta de suspensão são as incertezas dos cenários nacional e estadual e em nome da unidade partidária", diz um trecho da nota divulgada pelo MDB estadual. A mesma nota acrescenta que o candidato ao governo do Estado "deverá ser construído através do diálogo."

Por enquanto, os líderes do MDB conseguiram uma trégua na disputa fratricida que ocorria, especialmente, nos bastidores. Mas tudo indica que eles terão muito trabalho para conseguir um consenso. Talvez, a paz no partido só será selada se o ex-governador Sartori decidir a concorrer. A pressão tende aumentar para o lado do caxiense.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Luto oficial:  polêmica revogação Anterior

Luto oficial: polêmica revogação

Procuradoria da Câmara de Santa Maria barra denúncia do Simers contra vereador Próximo

Procuradoria da Câmara de Santa Maria barra denúncia do Simers contra vereador

Colunistas do Impresso