colunista do impresso

Imposto solidário: uma corrente do bem

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Solidariedade é um ato de bondade para com o outro. Há diversas formas de praticar e demonstrar solidariedade. Você sabia que o seu imposto de renda pode ajudar instituições e projetos de Santa Maria, independente de imposto a pagar ou a restituir? Esta ajuda não tem custo adicional.

O imposto solidário é um ato de amor, de incentivo a quem trabalha pelo outro e pelos que necessitam. A contribuição corresponde a 6% do valor devido e se destina às iniciativas que melhoram a vida em nossa comunidade. É muito simples ajudar. Consulte o seu contador ou o Programa Municipal de Educação Fiscal por meio do site da prefeitura, aba imposto solidário. Neste espaço você encontra o passo a passo. São apenas cinco passos para fazer o bem.

Você pode destinar aos Fundos do Idoso e da Criança e Adolescente e, ainda pode especificar, entre 16 instituições ou projetos, para qual você deseja que vá os seus 6%. O potencial de Santa Maria em recursos destinados pelo imposto solidário é de R$ 24 milhões, no entanto, ainda está muito abaixo do que podemos fazer por projetos educacionais, de acolhimento, de arte e outros que contribuem para a melhoria das condições de vida de tantos santa-marienses.

Sem estas oportunidades, muitos ficariam à margem da sociedade e da cidadania. O imposto solidário é uma corrente do bem. Em 2021, a ideia é ampliar a arrecadação para ampliar a abrangência das ações. Olhar para o outro, se colocar no lugar do outro são formas de modificar realidades, oferecer oportunidades e transformar vidas. O bem promovido ao outro não se esgota em si mesmo. O bem retorna a quem o pratica. Fazer o bem, querer o bem, olhar para o outro como para si próprio faz circular o amor e faz bem à saúde física e mental de quem o exercita. A ciência afirma que a solidariedade libera endorfina, hormônio responsável pelo bem estar.

Vivemos em uma sociedade carente de amor, esvaziada de um olhar coletivo. Pensar e agir coletivamente é a única forma de humanização das relações neste Planeta. Na pandemia, assim como as pessoas, as instituições tiveram redução dos recursos para sua manutenção. Por outro lado, os custos aumentaram devido às medidas de prevenção e a crescente necessidade de apoio, em virtude do acirramento das desigualdades.

O período é de oportunidade para exercitar a empatia e a solidariedade. A contribuição da sociedade para a manutenção do trabalho de instituições e projetos acolhidos pelo imposto solidário 2021 é essencial para que continuem transformando realidades por meio da música, do esporte, do acolhimento, do apoio ao tratamento de saúde e tantas outras ações essenciais, no instante em que a desesperança caminha a passos largos.

A crônica de hoje é um convite à solidariedade, à geração de emprego e renda, ao bem - ao declarar o seu IR 2021 destine 6% ao imposto solidário de Santa Maria, assim ajudamos a transformar realidades pelo amor.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ladainha quaresmal Anterior

Ladainha quaresmal

PLURAL: os textos de Neila Baldi e Noemy Bastos Aramburú Próximo

PLURAL: os textos de Neila Baldi e Noemy Bastos Aramburú

Colunistas do Impresso