Opinião

Da CEEE-Geração, hidrelétrica de Pinhal Grande será privatizada

O governo do Estado irá vender a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE)- Geração. O edital, inclusive, já foi publicado e o leilão ocorrerá no dia 15 de fevereiro na Bolsa de Valores de São Paulo. Entre as cinco usinas hidrelétricas que fazem parte da CEEE-G, está a Itaúba, localizada em Pinhal Grande, Região Centro.

A hidrelétrica é responsável por uma fatia considerável da arrecadação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) que entra nos cofres do município. Para 2022, segundo o prefeito Lucas Michelon (Progressistas), a projeção é de R$ 6 milhões provenientes do ICSM da usina Itaúba. O valor corresponde a 15% do Orçamento de Pinhal, que, para este ano, está estimado em R$ 38 milhões.

Santa Maria 19 primeiros casos prováveis da variante Ômicron 

Mas a privatização da usina não deve interferir na arrecadação do município, conforme o prefeito, já que o município recebe o ICMS pela energia vendida e não pela produzida. Ao contrário, Michelon acredita que Pinhal poderá aumentar o percentual, em caso da empresa que comprar a CEEE-G fazer mais investimentos na usina, aumentando sua capacidade de produção e, como consequência, de venda de energia.

A arrecadação proveniente da Usina Hidrelétrica de Itaúba é muito considerável para uma cidade do tamanho de Pinhal e prejudicaria muito financeiramente e na questão de investimentos no município, caso perdesse essa fatia do ICMS. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Esperança

Próximo

O mal-estar gerado entre a vereadora Marina e o PT

Colunistas do Impresso