Jaqueline Silveira

Com o União Brasil aprovado, políticos de Santa Maria deixarão nova sigla

Com a aprovação do registro do União Brasil, na terça-feira, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o caminho está aberto para a debandada de lideranças políticas da novata sigla, formada a partir da fusão do Democratas (DEM) e do Partido Social Liberal (PSL).

Além do ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, que deixará o Democratas e ingressará no Partido Liberal (PL), agremiação do presidente Jair Bolsonaro, para concorrer ao governo do Estado, os deputados federais Bibo Nunes e Ubiratan Sanderson, ambos do PSL, entre outros parlamentares, embarcarão no PL.

Eleitores com pendência têm até início de maio para regularizar situação

A criação do União Brasil também terá reflexos em Santa Maria. Os vereadores Manoel Badke, Maneco, e Tony Oliveira deixarão o Democratas e o PSL, respectivamente. Como têm mandato eletivo, os dois parlamentares aguardarão a janela partidária, que vai de 3 de março a 1° de abril, para se desfiliarem de suas siglas. Maneco se filiará no PL, e Tony tende a ingressar no Podemos, pelo qual poderá concorrer a deputado estadual. Mas outras legendas, como Patriotas, Progressistas, PL e o próprio União Brasil, também fizeram convites ao comunicador.

Já no governo Jorge Pozzobom (PSDB), haverá secretários que desembarcarão do Democratas. Os titulares das pastas de Administração e Gestão de Pessoas, Marco Mascarenhas, e de Licenciamento e Desburocratização, Ewerton Falk, respectivamente, irão para o PL.

Outro que trocará de sigla é o vice-prefeito Rodrigo Decimo. Do PSL, ele deverá se filiar no PSDB, já que é aposta dos tucanos para 2024. Mas, por enquanto, ficará sem partido.   

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Governador não descarta a reeleição ao Piratini Anterior

Governador não descarta a reeleição ao Piratini

Professor Celso Giacomini será assessor da direção da UFSM em Brasília Próximo

Professor Celso Giacomini será assessor da direção da UFSM em Brasília

Colunistas do Impresso