sociedade

Repensar 2018, pensar 2019

Juliano Trindade


Embora tenhamos claro o continuum dos anos, é tradicional, no fim dos 365 dias, revisar e avaliar nossa vida no ano que passou, bem como planejar o ano que se inicia. E isso nos traz um misto de alegria, preocupação e esperança.

Certamente em 2018 passamos por desafios profissionais e pessoais; certamente ocorreram momentos que marcaram indelevelmente nossa a vida e outros que iremos facilmente esquecer. Todas as experiências, entretanto, formam quem somos, o que pensamos e o que pretendemos viver no futuro.

Temos responsabilidades, temos objetivos de vida, temos um processo de continuidade, que faz avançar nossa história e que nos amadurece . Vamos lidar com o que aconteceu em 2018 impactou a nós mesmos e às pessoas de que somos próximos. É preciso lidar com essa experiência de forma objetiva.

O que devemos levar para o restante da nossa vida é que todas as experiências serão válidas e nos ajudarão a enfrentar melhor os desafios no próximo ano. Em 2019, poderemos passar por momentos que nos façam lembrar dos acontecimentos de 2018 de um modo diferente, mais intenso ou menos...

O que ocorrer conosco, neste ano, será um aprendizado, sejam com suas alegrias ou com suas tristezas. Momentos especiais com nossos amigos e pessoas queridas. Todos os momentos e acontecimentos contribuíram para moldar o futuro.

O desafio atual da convivência

Acredito que é bom ter um tempo para planejar o ano que vai iniciar. E importante definir objetivos e metas, tão realistas quanto é possível enxergar agora. E sempre bom, ainda, ter objetivos educacionais, profissionais, familiares e pessoais. Essas são quatro áreas importantes da nossa vida a que sempre devemos dar atenção.

Deixo-lhes uma sugestão para 2019. Que tal investir investir pequena parte e o nosso tempo em uma atividade voluntária? Há projetos e iniciativas importantes para a vida da nossa comunidade. Que tal apoiar esses projetos e trabalhar para que a coletividade melhore de forma conjunta. Envolver-se em alguma atividade voluntária nos trás benefícios muito além do que podemos imaginar, tanto pessoais como coletivos.

Viver é uma dádiva! As experiências vividas neste ano nos amadureceram, nos fizeram crescer e nos prepararam para o próximo ano. Devemos olhar o ano que começa como uma oportunidade de recomeçar, de refazer o que não conseguimos neste ano. Podemos encarar como uma chance para melhorar. Que em 2019 todos os santos e deuses nos protejam na caminhada da vida

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Para ser feliz é preciso disciplina Anterior

Para ser feliz é preciso disciplina

VÍDEO: reduza a velocidade Próximo

VÍDEO: reduza a velocidade