sociedade

A Mesma História de Novo


Estamos assistindo o atual governo seguir o mesmo caminho dos governos do partido dos trabalhadores no que se refere ao relacionamento com o congresso. Após o escândalo do mensalão o atual governo que se diz incorruptível e que não corrompe ninguém cria maneiras de comprar apoio dos parlamentares para os seus projetos. O presidente Bolsonaro não tem vergonha nenhuma em implementar políticas e estratégias iguais aos governos petistas para obter o mesmo resultado.

O congresso nacional hoje liderado por Lira tem o presidente em suas mãos, fazem o que querem e fazem exigências absurdas para apoiar o presidente e assim evitar a sua derrocada.Para operacionalizar as exigências o presidente e seus ministros cometem crimes de responsabilidade em série que piora a situação econômica do país e trás consequências graves para toda população.

Hoje o que assistimos é um show de aberrações que tem como objetivo final encher os bolsos dos deputados. Bolsonaro tenta a todo custo manter as aparências, tenta falar que seu governo é limpo. Suas atitudes porém demonstram o contrário, demonstram sim que ele apoia a roubalheira e até a incentiva. Tudo com o propósito de se manter no governo e tentar se reeleger em 2022. 

Entra governo, sai governo mas as estratégias e às articulações para que os esquemas de corrupção se perpetuem continuam sem sofrer nenhum ataque a sua estrutura. Quem é o culpado por isso tudo? A melhor resposta é o atual sistema de governo. Vivemos o que se chama de presidencialismo de coalizão, neste sistema o governo precisa estruturar uma coalizão no congresso com diferentes partidos para apoiar os seus projetos de interesse. Com dezenas de partidos políticos, com diferentes pensamentos e todos ávidos por dinheiro, os esquemas de corrupção tem campo fértil para surgirem e se perpetuarem.

Para derrubar esses esquemas é preciso que ocorra uma reforma político partidária e eleitoral profunda. Nenhum país do mundo consegue ser governado decentemente com três dezenas de partidos. Partidos que mudam de posicionamento e ideologia conforme os interesses do momento e conforme o governante de plantão. O Brasil precisa fazer logo uma reforma que coloque o sistema político partidário e eleitoral nos trilhos, sem isso os problemas continuarão existir e a situação do povo irá piorar cada vez mais.

Talvez tenhamos hoje o pior grupo de legisladores no congresso, os eleitos nas eleições de 2018 conseguem diariamente promover um desserviço ao país. O Brasil tem algumas das leis mais avançadas do mundo em algumas áreas como o meio ambiente, estátuas legislatura esta conseguindo destruir o trabalho feito anteriormente. O congresso precisa de uma renovação urgente, precisamos recuperar o que já foi feito, precisamos olhar para aqueles que precisam de apoio e não ajudar aqueles que querem destruir o que temos.

Precisamos pressionar o congresso a manter-se na linha, pressionar para proteger aqueles que realmente precisam e demonstrar nosso descontentamento com os esquemas de corrupção existentes. Temos conhecimento e sabemos quem são aqueles políticos que tentam a todo custo se perpetuar no poder para assim manter os esquemas de corrupção. Estas pessoas precisam perder o apoio da população e precisam entender que o seu pensamento não é mais desejado para o país.

O engajamento popular, o saber votar aliado a um conhecimento profundo dos candidatos pode mudar bastante as atitudes do congresso nacional. Este comportamento aliado a uma mudança profunda no sistema trará mudanças significativas para o país. Mas para que isso aconteça é preciso que a população mude sua atitude frente aos candidatos, que as pessoas saibam votar de forma correta e após o processo eleitoral passe a cobrar constantemente o seu deputado e senador. Com estas atitudes esquemas de corrupção como o mensalão, orçamento paralelo assim outros futuros esquemas nunca mais irão existir. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Político apolítico

Próximo

Eu não sabia que gente como você entendia desse assunto