finanças

Empréstimos: é comum os Bancos realizarem a venda casada de seguros em empréstimos pessoais?


Sim, infelizmente este tipo de prática ainda é comum entre os grandes bancos. Segundo um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), os grandes Bancos costumam incluir seguros em contratos de empréstimo pessoal sem que haja a autorização do consumidor. Essa prática abusiva é conhecida como venda casada e é expressamente proibida pelo artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor. 

É importante destacar que, os Bancos não podem incluir este tipo de serviço sem informar ao consumidor ou obrigá-lo a contratar o seguro para lhe conceder um empréstimo. Também é importante destacar que, o contrato deve ser fornecido para o consumidor no momento da contratação do empréstimo e o mesmo deve conter todas as informações de forma clara e adequada (preferencialmente em uma linguagem didática de fácil compreensão), conforme preveem os artigos 6 e 46 do Código de Defesa do Consumidor. 

O consumidor deve ficar atento, pois, além da venda casada, existem outros problemas criados pelas Instituições Financeiras, como por exemplo, não informar o custo total da operação, a falta de apresentação do contrato e até mesmo, a inclusão de cláusulas e juros abusivos. Portanto, fique atento na hora de realizar um empréstimo pessoal e se preciso for, procure um Advogado para melhor orientá-lo

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Entenda o que é 'venda casada'

Próximo

Confiança, eleições e o consumidor

Finanças Pessoais