o amor está no ar

VÍDEO: idosos se casam em asilo de Caçapava do Sul e ganham quarto de casal

da redação*


Foto: William Brasil (Prefeitura de Caçapava do Sul)

Os aposentados Almerinda Soares Pereira, de 89 anos, e Marcelino José de Brito, de 78, vão realizar um sonho que, morando em um abrigo de idosos, para eles, parecia improvável: se casar. Os idosos se conheceram há três anos na Associação Caçapavana de Amparo ao Idoso (Ascai). Sem filhos, eles sempre pensaram em encontrar alguém para compartilhar as alegrias e tristezas da vida e, recentemente, decidiram se casar.


O casal escolheu o Sábado de Aleluia, véspera da Páscoa, para celebrar o recomeço. Os dois sobem ao altar as 15h deste sábado, com direito a vestido de noiva, terno, bolo e festa.

VÍDEO: militar realiza o sonho de trazer para Santa Maria haitiano que conheceu durante missão de paz

Almerinda, nasceu em Bagé, em 12 de julho de 1930. Se mudou para Lavras do Sul ainda criança, casou, não teve filhos. Viúva, ela mora há seis anos no asilo e está encantada com o noivo, que conheceu no local:

- Ele tocava, eu dançava com ele... E já fiquei gostando... Ele é um doce, mimoso, lindo... Eu disse: tu vai ser meu ainda - falou dona Almerinda.

Marcelino, que adora tocar uma gaita, diz, orgulhoso, que foi com a música que conquistou a amada. Ele conta que tocava o instrumento e Almeirinha dançava ao lado dele. 

- Eu estava tocando lá em cima (na ala masculina do Asilo). Quando passava, ela me cuidava. Eu pensava: essa moça está querendo me namorar pelo jeito - disse Marcelino, natural de São Francisco de Paula, e que chegou ao Asilo em novembro de 2018. 


Foto: William Brasil (Prefeitura de Caçapava do Sul)

O asilo, situado em Caçapava do Sul, fundado há 30 anos, vai celebrar o primeiro casamento de dois moradores. A técnica de enfermagem Marilei Studier Silveira, "fada madrinha" da história de amor, conta que já viu vários namoros no asilo, mas com pedido de noivado e casamento é a primeira vez:

- Tivemos vários casaizinhos, mas eles são muito parceiros. Foi tudo rápido demais. Em poucos dias eles estavam de mão dadas, sempre juntos. Ela tem dificuldades visuais e ele ajuda ela por todo o asilo, até puxa a cadeira para ela sentar, à moda antiga. Quando percebi, perguntei a ela se estavam namorando. Ela disse que foi pedida em namoro. Então avisei a família, que também se encantou com o casal e, quando vimos, eles estavam noivos, de aliança e tudo - relata. 

Ainda segundo Marilei, os funcionários reorganizaram os dormitórios do asilo, que é dividido em alas feminina e masculina, para que os dois pudessem ter um quarto e uma cama de casal. 

FOTOS: feriadão de Páscoa terá quatro trilhas em Ivorá

A família, do noivo, que vai se casar pela primeira vez, ajuda os funcionários do asilo a cuidarem dos detalhes do casamento.

- Ela vai entrar de vestido, vai ser preparada com maquiagem, cabelo e unhas. Ele também vem de terno e gravata. A decoração foi cedida e terá bolo e lanchinhos. Eles vão receber a benção do Padre Antônio, sob os olhares dos moradores da Ascai, todos convidados para a cerimônia seguida de baile festivo - destaca Maribel de Brito, sobrinha de Marcelino. 

A Ascai conta com 42 moradores e com um quadro com 16 funcionários (médicos, fisioterapeutas, enfermerios, entre outros). A Associação se mantém de benefícios dos moradores, prefeitura, doações jurídicas e físicas, brechós e almoços. 

*Colaborou Janaína Wille

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: idosos se casam no lar onde se conheceram e começaram a namorar Anterior

VÍDEO: idosos se casam no lar onde se conheceram e começaram a namorar

Defesa Civil vistoria barragem interditada em Caçapava do Sul Próximo

Defesa Civil vistoria barragem interditada em Caçapava do Sul

caçapava do sul