Especial Escolas

Centenário há 101 anos transformando vidas para a construção de um mundo melhor

O Colégio Metodista Centenário, além de um plano pedagógico de ensino aprimorado, se destaca pela construção cidadã que prima pelos princípios e valores bíblicos. O colégio iniciou suas atividades no ano de 1922, sob a direção de duas missionárias norte-americanas. Apesar de sua longa história, a escola está sempre atualizada com as tendências educacionais e tecnológicas. 

- Então, todo ano repensamos quais serão as disciplinas, atualizados com o que está acontecendo, como é que a gente repensa a educação em termos da comunidade de Santa Maria, Brasil e ao redor do mundo. Em 2023, adicionamos as disciplinas de sustentabilidade, escrita criativa e educação financeira.  - destaca Ana Beatriz Pereira Antunes, diretora pedagógica do Colégio. 

O Colégio oferece Educação Infantil, a partir dos 2 anos de idade completos, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Além do turno regular, a instituição proporciona o Turno Integral aos estudantes e famílias da Educação Infantil e Anos Iniciais, onde é oferecido ateliês de arte, imersão cultural, culinária entre outros. 

Existem projetos que permeiam toda a escola como o Sarau Literário, que busca um aprofundamento na literatura, estilos literários e uma aproximação com diferentes autores; Mostra cultural; Feira de Ciências que fomenta a cultura de inovação na formação discente, estimulando os alunos para descobertas científicas e tecnológicas; Olimpíada Recreativa de Matemática - ORMAT que tem por objetivo aliar aspectos lúdicos ao cognitivo, envolvendo o raciocínio lógico de formas diferentes para que os estudantes possam ver a matemática de forma acessível e divertida.

O esporte é um ponto forte da escola, com destaque para as Olimpíadas das Escolas Metodistas, que acontecem há 88 anos e envolvem gerações de alunos e ex-alunos, além das equipes esportivas de vôlei, futsal e basquete.

A diretora da escola, Ana Beatriz Antunes, reforça que são “a família centenarista”, acreditam muito na acolhida, no olhar coletivo, mas principalmente, no olhar individualizado para cada criança, adolescente e famílias. 



Entendem a grande responsabilidade acadêmica e para isso conta com docentes qualificados, provas por área de conhecimento no ensino médio, disciplina de produção textual e simulados trimestrais, em que os alunos são preparados para o ENEM e demais vestibulares, contando com todo apoio emocional da equipe pedagógica e pastoral, nessa etapa tão importante.

O ensino bilíngue no Colégio Centenário começa a partir do 1º ano, com aulas diárias de inglês. O diferencial está na abordagem imersiva, onde os alunos aprendem não apenas a língua, mas também aspectos culturais relacionados. Isso torna o inglês parte integrante da vida dos estudantes, facilitando o aprendizado e tornando-o mais natural.

 - O bilíngue não é simplesmente chegar e dar algo do livro, as aulas são integradas às outras disciplinas e projetos com temas atuais para melhor assimilação dos alunos. Eles aprendem inserindo vocabulário de forma gradativa, então para a criança é como se fizesse parte da língua materna, já fica automático dentro do pensamento dos alunos. - comenta a diretora pedagógica do Colégio. 

Com a inauguração do novo prédio, que está em fase final, o Colégio Centenário espera crescer ainda mais e consolidar sua presença na educação básica de Santa Maria. A expansão física é vista como um sinal de compromisso com a comunidade e a continuidade da excelência educacional. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

EMEF Pinheiro Machado: um centro de educação inclusivo e inovador Anterior

EMEF Pinheiro Machado: um centro de educação inclusivo e inovador

EMEF Maria de Lourdes Ramos Castro, a transformação através da educação Próximo

EMEF Maria de Lourdes Ramos Castro, a transformação através da educação

publieditorial