Práticas Sustentáveis

Conheça os colégios santa-marienses que estão integrando ações ecológicas em suas atividades

No informe do Práticas Sustentáveis deste mês, vamos abordar duas escolas que são exemplo em sustentabilidade em Santa Maria. O Colégio Nossa Senhora de Fátima e o Colégio Adventista estão à frente ao integrar conceitos ecológicos em suas atividades pedagógicas, incentivando os alunos a se tornarem agentes de mudança em prol de um futuro mais sustentável. Vamos explorar como essas instituições estão promovendo a conscientização e a ação ambiental, tanto dentro quanto fora de suas comunidades escolares:

Colégio Nossa Senhora de Fátima

O Colégio Nossa Senhora de Fátima tem se destacado em sua abordagem às questões ambientais por meio do Comitê Escolar Ambiental, uma iniciativa que surgiu da necessidade de integrar as pautas ambientais à educação. O propósito é que o Comitê proponha e desenvolva projetos educativos próprios e também atue como uma plataforma que apoia atividades de professores que já trabalham com a temática ambiental.

Entre as ações promovidas, uma das mais marcantes foi a Semana do Meio Ambiente, que incluiu um pedágio ecológico em que os estudantes dos anos iniciais entregaram plantinhas aos motoristas que transitavam pelo local. Essa e outras atividades refletem o objetivo do Comitê de não apenas educar os estudantes, mas também envolver as famílias e a sociedade em geral, promovendo uma reflexão mais ampla sobre práticas sustentáveis.

O Comitê já estabeleceu núcleos de gestão, voluntariado e apoio, com participação ativa de estudantes e professores. Uma das primeiras ações planejadas é a instalação de pontos de coleta de materiais recicláveis na escola, que contará com a participação direta dos estudantes na construção e identificação das estruturas.

Atualmente, o núcleo de voluntários é composto por quatorze estudantes a partir do 5° ano do Ensino Fundamental II até o Ensino Médio e nove professores e é vista como uma oportunidade para que se tornem multiplicadores das ideias dentro e fora do Colégio.

Além das atividades práticas, o Comitê também definiu um tema anual para guiar suas ações: em 2024, é "O seu, o meu e os nossos Resíduos Sólidos: Transformando a Casa Comum!". Esse tema será explorado em todas as disciplinas, de forma interdisciplinar, com a intenção de promover uma compreensão mais profunda e abrangente dos desafios ambientais entre estudantes e na sociedade em geral.

Colégio Adventista

No Colégio Adventista, as práticas sustentáveis têm início logo na recepção, onde uma placa destaca o reconhecimento internacional da Educação Adventista como uma instituição comprometida com a sustentabilidade, principalmente na produção de energia limpa. A escola é abastecida por energia solar, uma conquista que não só reduz o impacto ambiental como também serve de base para projetos pedagógicos voltados ao tema. Entre esses projetos, destaca-se o "Energia Limpa na Escola", desenvolvido com alunos do Ensino Médio e Fundamental 2.

O projeto envolve a instalação de placas solares e a construção de aerogeradores, mini-hidrelétricas e bicicletas ergométricas para demonstrar diferentes formas de geração de energia. O objetivo é mostrar aos alunos que é possível produzir energia de maneira sustentável. Outro projeto significativo foi o estudo dos órgãos reprodutivos das flores e a importância da polinização, realizado com alunos do 7º ano. O projeto teve como foco a preservação das espécies e a manutenção da vida no planeta, ensinando os alunos a reconhecer a interdependência dentro dos ecossistemas.

Para os alunos mais novos, a escola adota práticas sustentáveis no dia a dia, como a separação do lixo e a criação de uma horta piramidal, onde as crianças plantam e colhem alimentos que são utilizados em suas refeições. No contraturno, os alunos do Fundamental 1 participaram de projetos como a construção de terrários e o estudo dos tipos de solo, em que aprenderam sobre o equilíbrio natural e a importância da preservação dos ecossistemas. A escola também promoveu a arrecadação de caixas de leite para a construção de casinhas para cães, uma iniciativa que combina reciclagem com responsabilidade social.


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