Especial Escolas

EMEF Maria de Lourdes Ramos Castro, a transformação através da educação



A EMEF Maria de Lourdes Ramos Castro, localizada na Vila Maringá, tem se destacado como um verdadeiro agente de transformação em sua comunidade. Inaugurada em 2016, a escola atende diversos pontos da região, oferecendo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) com enfoque profissionalizante.

Em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) para oferecer dois  cursos técnicos: Horticultura Urbana e Panificação. Esses cursos não apenas capacitam os estudantes para o mercado de trabalho, mas também promovem o empreendedorismo.



- No curso de Horticultura Urbana, eles aprendem a lidar com a organização das hortas e pomares, além da produção de vários tipos de verduras e legumes. O curso de padeiro promove toda iniciação ao trabalho  que se desenvolve, por exemplo,  em uma padaria, na produção de insumos,  seja pães, cucas, bolachas.  Ambos trabalhamos o empreendedorismo,  que é algo que acho que no século XXI que mais nós devíamos  trabalhar com os nossos jovens  e muito mais com os adultos, porque eles têm essa noção de empreender, que não precisa de muito capital, se pode começar com aquilo que a gente produz.  - explica a diretora da instituição, Professora Silvana Costabeber Guerino.

Além disso, a escola investe em projetos sociais como a Horta Comunitária, onde alunos, pais e a comunidade local produzem alimentos sustentáveis. Essa iniciativa tem gerado consciência ambiental e uma mudança no comportamento das famílias, que agora cultivam suas hortas em casa.

A instituição também busca promover a educação da paz e trabalha com círculos restaurativos para resolver conflitos de forma não violenta. A instituição enfatiza a importância de conscientizar os alunos sobre seus direitos, especialmente no que diz respeito à infância.



A escola tem buscado tornar o ambiente mais atraente, com salas de aula equipadas com televisores e investimentos em brinquedos e recursos tecnológicos. No futuro, a Escola Maria de Lourdes Ramos Castro espera continuar seu trabalho transformador na comunidade, capacitando alunos, promovendo valores de paz e contribuindo para a construção de um mundo melhor através da educação.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Centenário há 101 anos transformando vidas para a construção de um mundo melhor Anterior

Centenário há 101 anos transformando vidas para a construção de um mundo melhor

Colégio Fátima: uma jornada de educação e dedicação que perdura por décadas Próximo

Colégio Fátima: uma jornada de educação e dedicação que perdura por décadas

publieditorial