capacidade hospitalar

Região tem menor taxa de ocupação dos leitos de UTI dos últimos 11 dias

18.297

A taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) na Região de Santa Maria está em 60,5% nesta quinta-feira. Desde 12 de julho, essa é a menor taxa de ocupação das UTIs da região registrada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). 

Com mais uma morte, Santa Maria chega a 24 óbitos por Covid-19

Ao total, são 119 leitos de UTI (58 deles são via Sistema Único de Saúde e os outros 61 privados) em três cidades (Santa Maria, Faxinal do Soturno e Santiago) disponíveis para atendimento de 32 municípios da região. Hoje, 72 estavam ocupados. 

Do total de pacientes, 15 deles são pessoas diagnosticadas com a Covid-19 e outras cinco com a suspeita ou outra Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A maioria deles (52) são portadores de outras doenças. 

O hospital com mais leitos de UTI ocupados nesta quinta é o de Santiago - dos 10, oito estavam com pacientes internados. Entretanto, também é a menor taxa de ocupação desde o dia 17 de julho, quando a instituição estava com nove dos 10 leitos ocupados.

Já o Hospital São Roque, em Faxinal do Soturno, tinha nesta quinta sete dos 10 leitos de UTI ocupados. Na última quarta, a instituição chegou aos 90% de ocupação - o maior número dos últimos 15 dias. 

EM SANTA MARIA
Na cidade de Santa Maria, a taxa de ocupação de UTIs ainda era menor do que a média da região nesta quinta, com 57,6% - dos 99 leitos, 57 estavam ocupados. Essa também é a menor ocupação desde o dia 12 de julho. 

Projeto de lei pretende multar em até R$ 1,7 mil quem não usar máscaras em Santa Maria

Conforme os dados, do total de pacientes, 15 deles são pessoas com o diagnóstico positivo para a Covid-19. Outros quatro tem a suspeita ou outra SRAG. A maioria (38) estão internados por conta de outras doenças. 

A instituição com o maior número de pacientes internados nas UTIs segue sendo o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), com 79,3%. Entretanto, desde o dia 16 de julho, o número de hoje ainda é o menor. 

Já no Hospital de Caridade Doutor Astrogildo de Azevedo, o alerta é para a ocupação dos leitos Covid-19 (intensivos e semi-intensivos) que atingiu hoje o maior número dos últimos 15 dias. Dos 65 leitos disponíveis, 40 estavam ocupados. 

BANDEIRAS
A taxa de ocupação dos leitos de UTI é um dos indicadores utilizados pelo governo do Estado no cálculo das bandeiras do modelo de Distanciamento Controlado. Os dados são consolidados até o final desta quinta-feira e são divulgados nesta sexta-feira em um mapa preliminar. 

VÍDEO: governo propõe que municípios possam adotar protocolos próprios de bandeiras

As regiões classificadas com a bandeira vermelha, que indica o risco alto de transmissão do coronavírus, têm prazo de 36 horas para que os prefeitos possam entrar com recursos alegando possíveis erros que possam reverter a classificação. Na segunda-feira pela tarde, o mapa em definitivo é divulgado e as regras aplicadas na bandeira vermelha começam a valer às 0h da terça-feira. Já aquelas regiões que ficaram na bandeira amarela ou laranja (risco baixo e médio, respectivamente), já podem aderir as regras a partir do sábado. 

No último mapa divulgado nesta semana, oito das 20 regiões do Estado estão na vermelha. A região de Santa Maria, apesar de ter sido classificada preliminarmente na bandeira vermelha, conseguiu se manter na laranja após recurso.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria chega a 1.043 casos confirmados e 24 mortes pela Covid-19 Anterior

Santa Maria chega a 1.043 casos confirmados e 24 mortes pela Covid-19

Policias militares de Santa Maria participam de pesquisa estadual sobre a Covid-19 Próximo

Policias militares de Santa Maria participam de pesquisa estadual sobre a Covid-19

Saúde