boletim

Santa Maria chega a 1.043 casos confirmados e 24 mortes pela Covid-19

Victoria Debortoli e Natália Poll

Com mais 23 casos confirmados e um novo óbito pela Covid-19 registrados no boletim epidemiológico desta quinta-feira pela prefeitura de Santa Maria, a cidade chega a 1.043 infectados e 24 mortes em decorrência do coronavírus. 

O óbito mais recente foi registrado hoje, de uma idosa de 85 anos. Ela era moradora da cidade e tinha histórico de doença neurológica crônica e imunodepressão. Em 13 de julho ela deu entrada no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, em leito clínico. A confirmação para o coronavírus veio no dia seguinte. 

Região de Santa Maria tem menor taxa de ocupação dos leitos de UTI dos últimos 11 dias

Do total de casos, 707 pessoas são consideradas recuperadas, o que representa cerca de 67,7%. Ainda há 6.088 casos suspeitos e outros 2.558 já descartados. 

A maioria dos infectados pertence a faixa etária dos 20 aos 39 anos (453), seguidos por quem tem entre 40 e 59 anos (357), idosos de 60 anos ou mais (190), adolescentes e jovens entre 13 e 19 anos (25) e, por último, crianças com até 12 anos (18). 

NÚMERO DE CASOS ESTÁ DENTRO DO ESPERADO
O médico epidemiologista da Vigilância em Saúde e coordenador do Centro de Referência Municipal de Covid-19, Marcos Lobato, confirma que o aumento de exames mostra a realidade da doença e que o número de casos está dentro do esperado. 

- Nós temos, ainda, um crescimento linear de casos, não chega ao crescimento exponencial. E isso estava projetado. Só que estamos batendo no teto do crescimento suportável de controlar - explica o médico. 

Ele afirma que se o crescimento de casos for exponencial, será mais difícil de controlar a doença, e isso demandará um esforço coletivo. 

- Estamos conseguindo aumentar o número de leitos, mas se a transmissão continuar se mantendo desta forma, o número de internações e óbitos também vai crescer. Tem que aumentar o número de leitos, sim, mas estamos chegando a um limite. E esse limite é de força de profissionais também, que estão nesse serviço - conta. 

Final de semana terá nova rodada de testes rápidos Santa Maria recebe, neste final de semana, a sexta rodada de testes rápidos e entrevistas da pesquisa que estima a proporção de casos de coronavírus na população gaúcha. Além desta etapa, outras duas já estão programadas: a sétima deve ocorrer de 22 a 24 de agosto, e a oitava, de 26 a 28 de setembro. A pesquisa é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com o governo do Estado e, em Santa Maria, tem apoio da Universidade Federal de Santa Maria. 

A preocupação é que a falta de cuidados por parte da população agrave a situação de Santa Maria, assim como ocorreu na Capital gaúcha. E prevenção segue sendo a arma mais eficaz contra o vírus. É no que acredita a médica epidemiologista Marinel Dall'agnol. 

- A frequência de pessoas que tinham anticorpos para coronavirus passou de 0,18% para 0,47%. Também houve uma forte redução do distanciamento social. Precisamos retornar o distanciamento para reduzir o número de casos. Não tem outro jeito - pondera. 

Neste final de semana, ocorrerá a sexta rodada de testes rápidos em Santa Maria, e a médica alerta sobre os resultados:

- A expectativa é de aumento de casos, porque, na última rodada, houve um aumento de 2,6 vezes do número de infectados 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Desde início da pandemia, Brasil tem 2,2 milhões de infectados e mais de 84 mil mortos pela Covid-19 Anterior

Desde início da pandemia, Brasil tem 2,2 milhões de infectados e mais de 84 mil mortos pela Covid-19

Região tem menor taxa de ocupação dos leitos de UTI dos últimos 11 dias Próximo

Região tem menor taxa de ocupação dos leitos de UTI dos últimos 11 dias

Saúde