data-filename="retriever" style="width: 100%;">
O Observatório de Dados da Covid-19, plataforma criada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que reúne as estatísticas oficiais da cidade, do Estado, do país e do mundo, mostra que os casos confirmados da doença no município estão distribuídos em quatro bairros (veja abaixo).
Estado registra a 16º morte causada pelo coronavírus
Conforme o sistema de georreferenciamento utilizado pelos pesquisadores da instituição, o Bairro Camobi, na Região Leste, concentra o maior número de casos até agora, com três confirmações. O Centro e o Bairro Pé de Plátano apresentam dois casos cada, enquanto o Bairro Lorenzi possui apenas um. De acordo com o Jessye Giordani, coordenador do observatório, um dos casos confirmados por Santa Maria é de um paciente que não reside na cidade, por isso não aparece no mapa.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Mapa dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19 por bairro na área urbana de Santa Maria (Fonte: Observatório de Dados da Covid-19 da UFSM)/
Além de apresentar os casos que tiveram a confirmação pelos órgãos de saúde oficiais, a plataforma ainda exibe os casos suspeitos na área urbana do município: dos 41 bairros existentes, apenas o Agroindustrial não tem nenhuma suspeita de contaminação. Camobi e Centro são os que mais possuem número de suspeitos - o último boletim epidemiológico da prefeitura apontou 9 confirmações e 555 suspeitas no município.
Rio Grande do Sul tem 652 casos confirmados de coronavírus
Ainda de acordo com as análises feitas pelo grupo de professores e servidores da UFSM, uma previsão do número de casos de Covid-19 em Santa Maria, feita com base no número de confirmações até agora, projeta que até 17 de abril a cidade terá 12 casos da doença.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Previsão de casos da Covid-19 para Santa Maria, até 17 de abril, com base em casos confirmados (Fonte: Observatório de Dados da Covid-19 da UFSM)/
Também é possível visualizar um mapa da dispersão do novo coronavírus por municípios do Estado, que compila dados de casos confirmados de Covid-19 no Rio Grande do Sul até 8 de abril.
O OBSERVATÓRIO
Desde o dia 3 de abril, a UFSM disponibiliza um painel de informações sobre o novo coronavírus. O Observatório de Dados da Covid-19 é uma plataforma que reúne estatísticas do Brasil, Rio Grande do Sul, mundo e da cidade, permitindo traçar um panorama diário de acompanhamento e evolução dos casos da doença. O conteúdo é aberto e está disponível online neste link.
O observatório concentra dados de casos confirmados, suspeitos e óbitos. A partir das informações disponibilizadas é possível traçar um perfil mais detalhado dos casos, com estatísticas e gráficos sobre faixa etária, sexo, além de disponibilizar um mapa geográfico com a distribuição dos casos suspeitos e confirmados por bairros.