saúde

Mandetta confirma saída do Ministério da Saúde

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcello Casal Jr (Agência Brasil)/

Na tarde desta quinta-feira o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou sua saída da pasta em uma publicação feita no perfil do seu Twitter  e ao vivo no Facebook. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) convidou o oncologista Nelson Teich para assumir o lugar de Mandetta. A expectativa é a de que o anúncio ocorra nesta quinta-feira.

Na postagem Mandetta fala que ouviu a demissão de Bolsonaro (sem partido) e agradeceu pela oportunidade. 

Na sequência, foi a vez do presidente se manifestar sobre a demissão. Ele afirmou que a conversa com Mandetta durou em torno de 30 minutos e "foi um divórcio consensual". O presidente confirmou Teich como novo ministro. 

Assista:


O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, lamentou a saída de Mandetta. No Twitter, ele escreveu que "respeito a legitimidade do Presidente de fazer as alterações em seu time, mas lamento a saída de um ministro que coordenou com competência e dedicação exemplar a política de enfrentamento ao covid-19". 

Em 6 de abril, rumores já indicavam que Bolsonaro poderia demitir o ministro. Desde o início da pandemia as divergências entre os dois já geravam especulações de que Mandetta poderia deixar o cargo.

Bolsonaro já havia criticado Mandetta por "falta de humildade" e chegou a falar que podia "usar sua caneta contra pessoas de seu governo que estão se achando". O ministro contrariou o presidente ao reforçar as medidas de isolamento social recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Número de mortos pelo coronavírus sobe para 21 no RS

Próximo

Segunda fase da vacinação contra gripe começa por motoristas e cobradores de ônibus

Saúde