Argentina descarta mpox em tripulante de navio que saiu do Brasil

O Ministério da Saúde da Argentina descartou a suspeita de mpox em um tripulante de navio que saiu do Brasil e permanecia em quarentena no país vizinho. “Após exames laboratoriais, as autoridades de vigilância sanitária argentinas confirmaram que se tratava de varicela”, informou o Ministério da Saúde do Brasil, em nota.

​​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia 

De acordo com a pasta brasileira, a embarcação passou pelo Porto de Santos (SP), no início de agosto, e seguiu para a Argentina. 

— No Brasil, a vigilância sanitária dos portos e aeroportos é conduzida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) — destacou o ministério.

No comunicado, o governo brasileiro reforçou que a variante 1b da mpox, que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar emergência em saúde pública de importância internacional, não está em circulação no Brasil. Em 2024, o país confirmou 791 casos da doença, mas todos da variante 2b, já conhecida.

— A prioridade agora é reforçar a vigilância para garantir respostas rápidas e eficazes. Na última quinta-feira (15), o Ministério da Saúde instalou o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE), que coordenará as ações relacionadas à doença — concluiu a pasta.

Leia também


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Agência Brasil

Duas unidades de saúde de Santa Maria terão turno estendido neste sábado Anterior

Duas unidades de saúde de Santa Maria terão turno estendido neste sábado

Unidades de saúde terão turnos estendidos nesta semana em Santa Maria; confira os locais Próximo

Unidades de saúde terão turnos estendidos nesta semana em Santa Maria; confira os locais

Saúde