Santa Maria ganha primeiro Serviço Residencial Terapêutico público para mulheres

Santa Maria ganha primeiro Serviço Residencial Terapêutico público para mulheres

Foto: Tempórea (Reprodução)

A casa, com oito vagas, tem como objetivo acolher pacientes com transtornos mentais para reintegrá-las na sociedade.

A prefeitura de Santa Maria inaugurou na segunda-feira (2), em parceria com a ​Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas), o primeiro Serviço Residencial Terapêutico (SRT) da cidade com atendimento 100% via Sistema Único de Saúde (SUS). O espaço foi criado para acolher mulheres com transtornos mentais que estão em tratamento, mas precisam de um ambiente seguro e de apoio temporário até se restabelecerem.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

O SRT inaugurado é do Tipo 1, que é uma modalidade de moradia voltada para pessoas que estão em processo de desinstitucionalização, saindo de longos períodos de internação ou cuidados intensivos, e precisam de um local protegido para recomeçar suas vidas. O encaminhamento é feito através da rede de saúde pública, como hospitais e unidades de atendimento de saúde mental, assegurando que as vagas sejam ocupadas por quem mais necessita, abrangendo toda a região de Santa Maria.

Localizado no Bairro Duque de Caxias, este SRT tem capacidade para oito mulheres e oferece uma estrutura completa, com cozinha, lavanderia, sala de estar, sala de reuniões, quartos, banheiros e pátio. O espaço, inaugurado em parceria com a prefeitura, tem como objetivo proporcionar um ambiente acolhedor, onde as residentes possam se sentir em casa, reconstruir suas vidas com autonomia e serem reintegradas à sociedade de forma digna. 

– Quando abraçamos a proposta do residencial, nossa maior motivação foi o impacto que ele teria na sociedade. Nossa missão na Sefas é acolher pessoas em suas vulnerabilidades. Queremos que as mulheres que venham para cá sintam que estão em casa, um lugar onde possam ser elas mesmas – ressaltou a Irmã Liliane Pereira, presidente da Sefas, durante a cerimônia de inauguração.

A equipe é formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem e cuidadores que garantirão a assistência integral e multidisciplinar às residentes.

– Trabalhar com a saúde mental não é fácil, ainda enfrentamos muitos estigmas. Trazer essas mulheres para cá e oferecer um espaço que promova a autonomia e a reintegração aos poucos é algo incrível. É mais do que um trabalho de saúde; é um trabalho social. Queremos ajudar a reduzir o estigma e empoderar essas mulheres – pontua Taís Lanes, enfermeira e responsável técnica do SRT.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Ana Paula Seerig, essa iniciativa em parceria com a Sefas é inovadora:

– Estamos dando um passo muito importante com esse SRT público, algo inovador em Santa Maria. Essa parceria nos permite oferecer um espaço seguro e acolhedor para essas oito mulheres, que há muito tempo precisavam de um suporte como este.

A partir desta semana, as primeiras mulheres já começarão a chegar ao Serviço Residencial Terapêutico, iniciando uma nova jornada de acolhimento, apoio e oportunidades para reconstruir suas vidas em um ambiente de respeito, cuidado e integração social.

*com informações da Assessoria de Comunicação - Tempórea Comunicação

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Redação do Diário

POR

Redação do Diário

leitor@diariosm.com.br

Fila para transplantes de córnea no país quase triplica em uma década Anterior

Fila para transplantes de córnea no país quase triplica em uma década

Clínica da Fisma abre vagas para avaliação psicológica Próximo

Clínica da Fisma abre vagas para avaliação psicológica

Saúde