O grupo de apoio de Santa Maria da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) promoverá a roda de conversa “Importância da atuação interdisciplinar com o idoso com demência e seu familiar cuidador” nesta quarta-feira (18). O evento deve ocorre a partir das 19h, no Auditório Gulerpe do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), no Bairro Camobi. Os interessados podem se inscrever aqui.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A roda de conversa contará com a presença da advogada Aline Casagrande, a nutricionista Andressa Bressan Pedroso, a geriatra Andressa Duarte Seehaber, a terapeuta ocupacional Daniela Alves da Cás e a geriatra Jullya Brum Fernandez.
Após a palestra, haverá emissão de certificados. O evento tem o apoio do Programa de Apoio aos Cuidadores da Terapia Ocupacional (Pacto), da Universidade Federal de Santa Maria.
Setembro de conscientização
No Brasil, a Lei 11.736/2008 instituiu o 21 de setembro como Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 50 milhões de pessoas vivem com algum tipo de demência no mundo, entre a Doenla de Alzheimer, e as projeções para os próximos anos não são positivas. A OMS estima que número de casos pode triplicar até 2050, chegando a marca de 150 milhões.
Atualmente, cerca de 1,76 milhão de brasileiros com mais de 60 anos convivem com esta condição, sendo esperado que o índice chegue até 2,78 milhões de brasileiros no final desta década.
*com informações do Husm e OMS