imunização

Governo do Estado espera receber 100 mil doses da vacina de Oxford

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Ministério da Saúde (Divulgação)

O Rio Grande do Sul receberá nos próximos dias a primeira remessa de vacinas da Oxford/AstraZeneca. Ainda não há informação oficial sobre quantas doses serão enviadas ao Estado, mas a expectativa do governo é de que sejam cerca de 100 mil. 

Nesta sexta-feira, o voo procedente da Índia que trouxe 2 milhões de vacinas da AstraZeneca contra a Covid-19 ao Brasil chegou por volta das 17h30min no Aeroporto Internacional de São Paulo, localizado em Guarulhos.

- Estamos aguardando informações do Ministério da Saúde para saber quantas serão destinadas ao Estado. Assim que tivermos essa informação, poderemos definir em qual grupo prioritário essa vacina será aplicada. A prioridade é complementar a vacinação dos profissionais de saúde e de idosos não institucionalizados - informou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Santa Maria segue na bandeira vermelha pela terceira semana consecutiva

Em paralelo, houve também a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso emergencial no país de mais 4,8 milhões de doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Na primeira leva, o RS recebeu um lote com o total de 341,8 mil unidades da CoronaVac. Metade das doses já foram distribuídas às coordenadorias regionais de saúde, que repassaram aos municípios. A outra metade fica reservada pela Secretaria da Saúde (SES) para envio posterior aos municípios, assegurando quantitativo suficiente para a segunda dose de todos vacinados, com a segunda aplicação a ser feita 28 dias após a primeira. Até esta sexta-feira, 44 mil pessoas já haviam sido vacinadas no RS. A Região Central recebeu 8,4 mil doses.

Inicialmente, o público a ser vacinado são os profissionais de saúde da linha de frente na pandemia em hospitais, área da atenção básica e rede de urgência e emergência, pessoas acima de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) e população indígena aldeada.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Santa Maria tem mais dois óbitos, e total de mortes por Covid-19 chega a 187

44 mil pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 no Estado Próximo

44 mil pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 no Estado

Saúde