A demora na notificação de casos e a grande procura por testes dificulta a divulgação de dados da Covid-19 em Santa Maria. Conforme o médico epidemiologista da prefeitura, Marcos Lobato, os dados estão desatualizados e o número de casos ativos no município pode ser mais do que o dobro informado no boletim epidemiológico.
Com mais três registros, janeiro termina com 15 mortes por Covid-19 em Santa Maria
- Tivemos um problema de super demanda por exames. Isso fez com que os laboratórios demorassem no processamento de exames para dar o resultado. Então, tem acontecido de o resultado chegar depois da pessoa estar curada - explica Lobato.
Nesta quinta-feira, o boletim epidemiológico aponta 316 casos ativos. Entre 14 e 22 de janeiro, o boletim ficou sem atualização de novos casos. Conforme Lobato, a notificação de casos também depende de clínicas, Unidades Básicas de Saúde, unidades de pronto-atendimento e outros pontos de atendimento, que informam a prefeitura de casos suspeitos e confirmados. Parte da equipe do Centro de Referência Municipal da Covid-19, que faz a atualização dos números, também atua na coleta de exames.
200 NOVOS CASOS POR DIA
A estimativa de Lobato é que sejam confirmados, em média, 1,2 mil novos casos por semana em janeiro. O mês terminou com 15 óbitos por coronavírus, uma média de uma morte a cada dois dias.
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO
O boletim epidemiológico da Covid-19 é atualizado diariamente pela prefeitura. Na última atualização, de terça-feira, foram adicionados 220 novos casos, em um total de 49.102 desde o começo da pandemia. O número de casos suspeitos é de 750 e de ativos de 316. São 851 mortes confirmadas. As mais recentes foram registradas na terça-feira.