
Foto: Reprodução
O Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo (CHAA) realizou, nesta terça-feira (24), a primeira cirurgia com o Robô Rosa Knee. A tecnologia inovadora será utilizada, inicialmente, para procedimentos em joelho e quadril.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O médico responsável pelo procedimento foi o ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia do joelho, Fernando Barros. A cirurgia também contou com o apoio do traumatologista, ortopedista e especialista em cirurgia do joelho, Elemar Resch, e de equipes técnicas do Complexo Hospitalar.
Desenvolvido pela empresa Zimmer Biomet, referência global em soluções para saúde musculoesquelética, o Robô Rosa Knee atua como um assistente cirúrgico de alta precisão. Durante o procedimento, ele auxilia o cirurgião na realização dos cortes, fornecendo dados personalizados sobre o paciente e permitindo uma visualização em tempo real da anatomia enquanto a área é manipulada.
Entre os benefícios dessa tecnologia para os pacientes, estão maior precisão nos procedimentos, recuperação mais rápida, redução de dor no pós-operatório e menor risco de complicações.

Compromisso
A implantação da cirurgia robótica reforça o compromisso do CHAA com a inovação, a qualidade assistencial e a oferta de serviços de alta complexidade para Santa Maria e região.
Esse é o segundo sistema de cirúrgia robótica adquirido pelo Complexo Hospitalar. O primeiro é o Da Vinci Xi. Importada dos Estados Unidos e classificada como de última geração na área, a tecnologia chegou ao hospital em 2023 e foi o primeiro do modelo instalado no interior do Estado.
Desde agosto daquele ano, quando ocorreu a primeira cirurgia, já foram feitos 200 procedimentos com o Da Vinci Xi.