Na presença de autoridades, Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo lança sistema de cirurgia robótica em Santa Maria

Arianne Lima e Nathália Arantes

Na presença de autoridades, Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo lança sistema de cirurgia robótica em Santa Maria

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Na presença de autoridades e especialistas de Santa Maria e região, o Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo lançou oficialmente o sistema de cirurgia robótica. A apresentação do robô Da Vinci Xi ocorreu na noite desta quinta-feira (17), na Unidade Alcides Brum. O primeiro procedimento a ser feito pelo sistema deve ocorrer neste sábado (19) e será na especialidade de urologia.

Implantação do serviço

Importado dos Estados Unidos e classificado como de última geração na área, o robô Da Vinci Xi chegou ao hospital no início deste ano e é o primeiro do modelo instalado no interior do Estado.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A diretora administrativa do Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, Angela Maria Perin, explica que desde o ano passado o processo de compra estava sendo analisado e que o investimento foi pensado no melhor atendimento para a comunidade. 

— Sempre pensamos na saúde e no bem-estar das pessoas, como somos um hospital de alta complexidade e alta resolutividade, achamos fundamental dar mais esse passo e agora partirmos para a cirurgia robótica. Com certeza esse será o primeiros dos que no futuro terão que ser adquiridos — comemora Angela.

A oferta do serviço no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo ocorre após um período de treinamento de equipes da instituição, principalmente de médicos de diversas especialidades e do corpo de enfermagem. 

O primeiro procedimento a ser feito pelo Da Vinci Xi deve ocorrer neste sábado Foto: Nathália Schneider (Diário)

Conforme o diretor técnico do Complexo, Luiz Gustavo Thomé, o novo equipamento irá trazer mais segurança aos procedimentos já que, por ser minimamente invasiva, a cirurgia robótica mescla precisão e delicadeza durante o procedimento, o que contribui para que o paciente tenha menos complicações e efeitos colaterais no pós-operatório.

— O hospital sempre se manteve na vanguarda de Santa Maria, contribuindo com a saúde da população da cidade e região. Esse equipamento, que foi comprado agora, certamente é o maior investimento feito até hoje pelo hospital — aponta Thomé.

O processo de implantação da cirurgia robótica no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo foi coordenado pelo cirurgião Cristiano Abaid, 49 anos. Com investimento de cerca de R$ 14 milhões, o serviço de cirurgia robótica é composto por um equipamento com quatro braços articulados, que são acoplados a microcâmeras e instrumentos cirúrgicos. Conforme Abaid, para controlar os braços robóticos, os cirurgiões terão que utilizar um console, que oferece visão 3D da anatomia do paciente, além de aumentar até 10 vezes a imagem da área a ser operada.

— Hoje demos um passo importante em direção ao futuro, onde a precisão, a eficiência e os resultados estarão ao alcance de mãos habilidosas dos nossos cirurgiões. A decisão do hospital em investir na cirurgia robótica reflete o compromisso inabalável com a excelência e com a busca contínua pela inovação — assegura Abaid durante a apresentação do Da Vinci Xi.

Vantagens da cirurgia robótica

  • Procedimento menos invasivo
  • Menor tempo de internação
  • Diminuição dos efeitos colaterais
  • Menos sangramentos
  • Menos dor
  • Menos complicações

Procedimentos contemplados

Devido o alto nível de precisão, o robô Da Vinci XI deve ser utilizado principalmente em: 

  • Cirurgia urológica
  • Procedimentos de aparelho digestivo
  • Cirurgia torácica
  • Cirurgia geral
  • Cirurgia de colo retal
  • Procedimentos oncológicos
  • Cirurgia de cabeça e pescoço
  • Cirurgia ginecológica, entre outras


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: Xuxa e Zé Gotinha se unem para divulgar a campanha de vacinação do Ministério da Saúde Anterior

VÍDEO: Xuxa e Zé Gotinha se unem para divulgar a campanha de vacinação do Ministério da Saúde

Projeto da UFSM oferece atividades físicas gratuitas para pessoas diagnosticadas com fibromialgia ou dores crônicas Próximo

Projeto da UFSM oferece atividades físicas gratuitas para pessoas diagnosticadas com fibromialgia ou dores crônicas

Saúde