comorbidades

De acordo com o médico endocrinologista Mateus Dornelles Severo, o indicado é que a pessoa com doença crônica procure o seu médico, caso tenha dúvida sobre se enquadrar em um dos grupos prioritários de vacinação neste primeiro momento. A lista de comorbidades para a primeira fase da vacinação é extensa e, para algumas doenças, bem específica. O médico especialista com o qual a pessoa faz o acompanhamento é o indicado para esclarecer se é possível tomar a vacina neste momento.

- No caso da obesidade, por exemplo, o Ministério estimou que aqueles obesos mórbidos, que têm um índice de massa corpórea (IMC) acima de 40, sejam imunizados neste primeiro momento. Mas, sabemos que todas os níveis de obesidade causam agravamento da Covid. E é muito comum também que uma pessoa com obesidade com IMC menor de 40 tenha outra doença pré-existente, como diabetes ou hipertensão, o que a coloca no grupo prioritário - explica Severo.

Além da obesidade, as comorbidades mais comuns entre os pacientes são a diabetes e a hipertensão. No caso da diabetes, todos as pessoas poderão se imunizar. Já entre os hipertensos, ficam de fora os pacientes com hipertensão estágios 1 e 2 sem lesão e sem outra comorbidade. Segundo Severo, seriam aqueles pacientes com uma hipertensão mais "leve" e que não possuem nenhuma outra complicação associada. 

O médico também reitera que a população com comorbidades não deixe de consultar regularmente durante a pandemia:

- O que aconteceu foi que muitas pessoas com doenças crônicas deixaram de procurar os médicos durante a pandemia, até por medo de se expor. Mas, sem um acompanhamento correto da situação, caso a pessoa venha a se contaminar com o vírus, pode estar mais suscetível a desenvolver uma quadro grave. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Mortes de idosos a partir de 80 anos atingem menor proporção após início da vacinação

RS confirma mais 58 óbitos por Covid-19 em 24 horas Próximo

RS confirma mais 58 óbitos por Covid-19 em 24 horas

Saúde