surto de toxoplasmose

Autoridades em saúde debatem em Brasília o surto de toxoplasmose

Dois dias após o surto de toxoplasmose ser debatido em Santa Maria, quando as autoridades em saúde afirmaram que a origem pode ser da água ou de hortaliças, o assunto hoje está em pauta no Senado em Brasília. A audiência está sendo transmitida ao vivo pela TV Senado e no Youtube (acima).

Em Brasília, participam o superintendente da Vigilância em Saúde de Santa Maria, Alexandre Streb; a procuradora-geral de Santa Maria , Rossana Schuch Boeira; e a secretária de saúde de Santa Maria, Liliane Mello Duarte, junto com a procuradora da República, Tatiana Almeida de Andrade Dornelles; o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Osnei Okumoto ; e o senador Paulo Paim. Em Santa Maria, por videoconferência, participam os médicos infectologistas Jane Costa, Alexandre Schwarzbold e Paula Martinez.

A procuradora da República afirmou que esse é o maior surto de toxoplasmose do mundo, com 569 pessoas infectadas até o momento, sendo 50 gestantes confirmadas. 

- Santa Maria precisa de ajuda e de um reconhecimento que isso é um caso grave. Nós temos todo o mesmo interesse, que é o bem de Santa Maria e da sociedade - afirmou Tatiana. 

A médica infectologista Jane Costa, por meio de videoconferência, reforçou a gravidade do surto. 

- Em hipótese alguma nós podemos passar para a população uma ideia de segurança quanto as fontes ambientes, como a água e alimentos. Todas as pessoas tem de manter os cuidados. Sobre a recomendação para não se engravidar neste momento se deve porque é muito grave trabalhar com uma gestante infectada - explicou Jane. 

A secretária Liliane falou sobre o risco da doença na gestação, e salientou a necessidade de orçamento, principalmente para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), onde as grávidas recebem o tratamento. 

- Venho aqui pedir apoio, e o principal apoio que precisamos agora é verba. O Ministério da Saúde participou na investigação com um papel importante, mas nós precisamos de mais - completou.

O médico infectologista do Husm, Alexandre Schwarzbold, sinalizou que o esse surto deve servir como modelo para que o Ministério da Saúde estabeleça um protocolo para a doença.  

- A partir disso, há exigência de provimento desses insumos para confirmações de casos e tratamentos, que nos faltam - apontou Schwarzbold.

ENCAMINHAMENTOS E DEMANDAS 
Ao final da audiência pública, que durou cerca de 2 horas e meia, foram definidos alguns encaminhamentos considerados urgentes referentes ao surto, que incluem mais investimentos para o tratamento de pacientes em atendimento, a criação de protocolos nacionais e reforço da verba destinada à cidade para o acompanhamento e investigação (confira a lista completa abaixo). As demandas serão oficializadas ao Ministério da Saúde pelo secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Osnei Okumoto, que esteve presente na audiência e se comprometeu em encaminhar ao órgão para que as solicitações sejam implementadas. 

  • Mais investimentos para tratamento da epidemia de Toxoplasmose em Santa Maria
  • Promoção de políticas de prevenção de Toxoplasmose em nível nacional
  • Criação de protocolo de diretrizes terapêuticas em casos de epidemia de Toxoplasmose
  • Ampliação da sorologia do teste do pezinho para incluir o teste de Toxoplasmose
  • Diretriz para exame mensal de Toxoplasmose no acompanhamento Pré-Natal
  • Planejamento para atendimento dos pacientes com sequelas oculares
  • Reforço da verba destinada para Vigilância em Saúde
  • Reforço da verba para o Hospital Universitário de Santa Maria que atende gestante com Toxoplasmose e crianças com Toxoplasmose Congênita
  • Habilitação do Ambulatório de Gestante de Alto Risco do Hospital Universitário de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Duas unidades de saúde abrem em horários ampliados nesta sexta e sábado em Santa Maria Anterior

Duas unidades de saúde abrem em horários ampliados nesta sexta e sábado em Santa Maria

Santa Maria registra os primeiros casos de gripe A em 2018 Próximo

Santa Maria registra os primeiros casos de gripe A em 2018

Saúde