proteção

Santa Maria registra os primeiros casos de gripe A em 2018

Thays Ceretta


Foto: Charles Guerra (Diário)

O inverno, que chegou há uma semana, veio acompanhado das tradicionais temperaturas baixas. E é nesta época do ano que mais ocorrem registros de doenças respiratórias. Uma delas é a gripe A. Casos já estão surgindo em Santa Maria, e a preocupação é com a prevenção. A vacina contra a doença foi aberta para toda população desde a última segunda-feira nas cidades onde sobraram doses e, mesmo assim, alguns grupos prioritários não ainda não atingiram a meta de vacinação. A vacina contra a gripe é trivalente, protege contra três cepas do vírus Influenza - H1N1, H3N2 e Influenza B.

Autoridades em saúde acreditam que origem do surto de toxoplasmose pode ser a água ou hortaliças

De acordo com a médica infectologista Jane Costa, quando os sintomas surgem, é preciso procurar um médico para ter logo o diagnóstico e, se confirmado, tomar a medicação o mais rápido possível para que o quadro não fique mais grave.

- A gripe é uma doença sazonal. Temos que estar preparados e fazer o tratamento o mais breve possível. Tem vários casos confirmados de gripe A na cidade. Por isso, chamamos atenção para o diagnóstico, pois, se dermos o remédio nas primeiras 24 ou 48 horas, o quadro se resolve tranquilamente, não tem que esperar ficar grave. Tem aumentado a procura, mas as pessoas não estão fazendo o diagnóstico - explicou Jane.

Na semana passada, foram confirmados seis casos com exame feito em laboratório, o chamado teste rápido para Influenza realizado no nariz. A médica ressalta ainda que é preciso ficar atento com os idosos, grupo que tem mais riscos de apresentar problemas, já que a doença pode levar à morte - no Estado, a gripe já matou sete pessoas em 2018, sendo quatro de gripe A. Como a gripe é causada por vírus, é preciso que as pessoas que moram na mesma casa, por exemplo, tenham mais cuidado e criem barreiras de proteção.

Autorizado reajuste de até 10% para planos de saúde

Tanto no Pronto-Atendimento (PA) do Bairro Patronato quanto na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Bairro Perpétuo Socorro, não há internados com a doença. Porém, os casos de mais procura nesta época do ano são de pessoas com problemas respiratórios em geral, nenhum de gripe A. A situação é a mesma no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).

NA ESCOLA
 Mensagens de que o Colégio Coração de Maria estava tendo um surto de Gripe A estavam circulando nas redes sociais. Além disso, a instituição recebeu ligações de pais preocupados com a situação. A diretora da escola, irmã Maria Zení do Nascimento, confirmou que, na escola, quatro estudantes foram confirmados com a doença, mas que isso não seria um surto pelo número pequeno de crianças infectadas.   

- A escola tem 794 alunos, e temos quatro alunos do 6º ano do Ensino Fundamental diagnosticados com gripe A na semana passada, então, não podemos dizer que isso é um surto que está tendo no colégio. Eles ainda não voltaram porque têm atestado de sete dias. É evidente que a escola se preocupou e, por isso, reforçamos os cuidados de prevenção - comentou a diretora.

Antes do inverno, orientações internas foram repassadas aos estudantes e à comunidade escolar. Após a confirmação da doença dos quatro estudantes, a direção enviou orientações de prevenção para os pais dos estudantes. Essas orientações foram publicadas em um aplicativo acessado pelos pais por celular e também na página do colégio na internet.

Além disso, conforme o documento, os colaboradores que atuam na higienização fazem a limpeza dos bebedouros com álcool 70, pelo menos quatro vezes ao dia, nas carteiras e mesas das salas de aula, após cada turno. 

Husm convoca aprovados em concurso da Ebserh

Para redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, especialmente as de grande infectividade, como o vírus Influenza, orienta-se que sejam adotadas medidas gerais de prevenção, tais como:

  •  Lavar bem as mãos, principalmente antes de consumir algum alimento
  • Ao espirar ou tossir, cobrir nariz e boca com o braço
  • Higienizar as mãos após tossir ou espirrar
  • Usar álcool gel
  • Beber bastante líquido
  • Evitar tocar nos olhos, na boca ou nariz ao longo do dia
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas
  • Manter os ambientes bem ventilados
  • Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe
  • Evitar aglomerações e ambientes fechados
  • Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos
  • Orientar o afastamento temporário (trabalho, escola etc.) até 24 horas após cessar a febre

Indivíduos que apresentem sintomas de gripe devem: 

  • Evitar sair de casa em período de transmissão da doença (até 7 dias após o início dos sintomas) 
  • Restringir o ambiente de trabalho para evitar a disseminação
  • Evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados
  • Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Autoridades em saúde debatem em Brasília o surto de toxoplasmose Anterior

Autoridades em saúde debatem em Brasília o surto de toxoplasmose

Autorizado reajuste de até 10% para planos de saúde Próximo

Autorizado reajuste de até 10% para planos de saúde

Saúde