Santa Maria terá um Centro Regionalizado de Atenção Integral e Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), ao HIV/Aids e coinfecções (Craip). O ato foi oficializado com a assinatura da portaria SES 580/2024, quando a secretária adjunta estadual da Saúde, Ana Costa, esteve na cidade na segunda-feira (23).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, “neste primeiro momento, o Craip funcionará junto ao serviço já existente, Casa 13 de Maio. Ainda, inicialmente, o atendimento e suporte das crianças e adolescentes seguirão sendo realizados no ambulatório de doenças infecciosas do Hospital Universitário de Santa Maria. A meta é que, com a consolidação das atividades, Craip tenha no futuro uma sede própria”.
Para atender a 22 municípios que compõem a Região 1 (Verdes Campos) da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), o Centro receberá um incentivo mensal, pré-fixado, no valor de R$ 80 mil. Os recursos da Secretaria Estadual da Saúde (SES) deve ser utilizados no custeio dos serviços e tratamento especializado em HIV/Aids e coinfecções.
A estimativa da Secretaria Municipal da Saúde é que mais de 2 mil pessoas sejam atendidas pelo serviço.“Atualmente, estão cadastrados na Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDM) da Casa 13 de maio, cerca de 1,4 mil usuários PV-HIV. A perspectiva é de que, com a regionalização do atendimento, este número aumente”, reforça a pasta.
Expansão
Conforme a SES, “a criação dos Craips faz parte da expansão e consolidação das estratégias de prevenção e enfrentamento ao avanço das epidemias de HIV/Aids, hepatites virais e coinfecções, e ao aprimoramento da organização da rede de atenção integral à saúde das pessoas vivendo com HIV/Aids e outras ISTs”.
No total, já foram habilitados 24 Craips, mas o objetivo é ter 26. O investimento previsto pela SES é de R$ 25 milhões anuais para alocação e execução do recurso financeiro.
Veja algumas atribuições de um Craip
- Realizar o atendimento integral das pessoas vivendo com HIV/Aids, incluindo o manejo de comorbidades e coinfecções;
- Ser referência para atendimento às crianças com HIV/Aids, como também aos adolescentes, aos adultos, às gestantes e aos idosos coinfectados, de acordo com critérios em vigência na Linha de Cuidado e nos Protocolos Clínicos e as Diretrizes Terapêuticas;
- Matriciar, capacitar e dar suporte técnico à Atenção Primária em Saúde (APS), dos municípios de residência do usuário
- Ofertar educação permanente aos profissionais de saúde dos municípios, com enfoque em Prevenção Combinada, assistência e tratamento às IST e coinfecções;
- Ofertar e instrumentalizar a rede de Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) e Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PREP) na região de abrangência;
- Ofertar e monitorar o uso do tratamento para Infecção Latente de Tuberculose (ILTB);
- Ser um ponto de cuidado para pessoas com Aids Avançada em sua região de abrangência ampliada;
- Disponibilizar os serviços do Circuito Rápido da Aids Avançada para detecção de infecções oportunistas e manejo clínico destes casos
Municípios que serão contemplados pelo Craip Santa Maria:
- Agudo
- Dona Francisca
- Dilermando de Aguiar
- Formigueiro
- Faxinal do Soturno
- Itaara
- Ivorá
- Júlio de Castilhos
- Nova Palma
- Paraíso do Sul
- Pinhal Grande
- Quevedos
- Restinga Sêca
- Santa Maria
- São João do Polêsine
- São Martinho da Serra
- São Pedro do Sul
- São Sepé
- Silveira Martins
- Toropi
- Tupanciretã
- Vila Nova do Sul