data-filename="retriever" style="width: 100%;">
O governador Eduardo Leite anunciou, nesta quarta-feira, a assinatura de um acordo entre o Estado e o Ministério Público (MP) que vai repassar a R$ 4,9 milhões para a estruturação de 30 leitos para atender casos de Covid-19 no Rio Grande do Sul - entre eles, está o Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora, de Rosário do Sul. As informações foram repassadas na transmissão ao vivo diária, que contou também com a presença da secretária de Saúde Arita Bergmann e o vice-governador e secretário da Segurança Ranolfo Vieira Junior.
VÍDEO: movimentação continua intensa em Santa Maria na quarta-feira
Conforme o acordo, o valor repassado é do Fundo de Reconstituição de Bens Lesados e garantirá a habilitação dos hospitais para atenderem a população durante a pandemia. Além da instituição de Rosário do Sul, o valor também será repassado para a Santa Casa de Uruguaiana, o Hospital São Carlos, de Farroupilha, e a Associação Hospitalar, de Santo Ângelo.
Com o valor, serão comprados itens como camas, colchões, respiradores, monitores e bombas de infusão a serem destinados para a Santa Casa de Uruguaiana (10 leitos de UTI), para o Hospital São Carlos de Farroupilha (10 leitos), Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora, de Rosário do Sul (5 leitos) e Associação Hospitalar de Santo Ângelo (5 leitos).
Em 24 horas, 22 milhões de pessoas se cadastraram para pedir auxílio emergencial
POSSIBILIDADE DE AMPLIAÇÃO
A secretária de Saúde comentou ainda que nesta quarta o Estado começou a verificar os hospitais que têm espaço físico preparado para Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), mas ainda estão sem equipamentos, como uma possibilidade de adequar essas UTIs de forma provisória por 90 dias usando os leitos da área de recuperação e os próprios carrinhos de anestesia.
_ Também vamos partir para esse plano B. Com isso, vamos agilizando e preparando nossa rede hospitalar para ter a retaguarda necessária, porque em primeiro lugar temos que preservar a vida _ completa Arita.
Nesta quarta, o Estado chegou a 554 casos confirmados de coronavírus e 9 mortes pela doença.
Assista a transmissão:
CRIMINALIDADE
Na transmissão, o governador também comentou sobre os dados da criminalidade de março, que foram divulgados hoje. Segundo o secretário de Segurança, houve redução em todos os indicadores de violência.
Saiba como acessar sua conta bancária digital e evitar aglomerações
_ É importante destacar que muito tem se falado a questão do feminicídio e a violência contra a mulher no momento do distanciamento social. Nossos indicadores do mês de março não se verificou aumento nos feminicídios nem nos crimes de violência contra a mulher _ explicou Vieira Junior.
O secretário ainda fez um alerta sobre fake news, afirmando que duas notícias falsas tem circulado nas redes sociais. Uma delas seria de um roubou a um condomínio em Porto Alegre e outra sobre pessoas disfarçadas de agentes da saúde que praticariam crimes.
_ É importante que a sociedade fique atenta a isso. Comunique, pelo 190 ou pelo 181, sempre que se deparar com uma situação dessa natureza. Não retransmitam essa mensagem sem se assegurar que aquilo é verdadeiro_ ressaltou.