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Saiba como acessar sua conta bancária digital e evitar aglomerações

Além dos aplicativos e sites tradicionais, a Caixa lançou uma plataforma online específica para recebimento do auxílio emergencial

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Foto: Ian Tâmbara (Diário)

Com o início de mês e o quinto dia útil caindo na última terça-feira, a semana começou com longas filas em agências bancárias de Santa Maria, mesmo em meio à pandemia de coronavírus. Embora a tecnologia facilite o acesso a diversos recursos nos aplicativos dos bancos, muitos clientes ainda preferem o atendimento presencial. Inclusive, na terça-feira, uma agência da cidade foi multada por aglomeração de pessoas. Mas, então, como ter acesso à vida financeira de forma digital?

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O pagamento de R$ 600 para trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos, desempregados e usuários do Bolsa Família, por exemplo, ocorrerá nesta quinta-feira, nas contas de clientes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. O recebimento, bem como a movimentação e transferência do auxílio poderão ser feitos nos aplicativos de celular ou site. Para poder utilizar esses serviços, basta realizar um cadastro e seguir as instruções de acordo com o utilizado. A única parte que exige atendimento presencial é na hora de liberar o acesso do aplicativo aos dados do usuário, mas isso pode ser feito em qualquer caixa eletrônico. 

Além disso, para evitar aglomerações como as que foram vistas na cidade, a Caixa Econômica Federal lançou um novo site e aplicativo exclusivos para que os beneficiados do auxílio emergencial do governo possam receber sem ter que sair de casa. Neste primeiro momento, a primeira parcela do auxílio será depositada somente aos usuários da Caixa e do Banco do Brasil. Para os clientes dos demais bancos, o pagamento será feito a partir do dia 14 deste mês. No Rio Grande do Sul, muitos clientes do Banrisul também poderão ter acesso ao recurso via aplicativo.

Conheça as vantagens do acesso às contas digitais, além de onde encontrar e como baixar no seu celular:

Caixa

  • Aplicativo: "Caixa" na Google Play ou App Store
  • Site: caixa.gov.br/atendimento/internet-banking
  • Recursos disponíveis: transferências, pagamento de boletos, leitura de código de barras, consulta de extrato, acesso à poupança, empréstimos, recarga de celular, entre outros
  • Como acessar: acesse o site ou app com os dados relativos à sua conta da Caixa. Depois, é necessário criar uma assinatura eletrônica. Essa é a única parte que precisa ser feita no banco, mas no autoatendimento. Após o cadastro, basta seguir as orientações do app e criar uma senha para acessá-lo.
  • Site e aplicativo exclusivos para recebimento do auxílio: auxilio.caixa.gov.br ou "Caixa Auxílio Emergencial" na Google Play e App Store

Banco do Brasil

  • Aplicativo: "BB Digital" na Google Play ou App Store
  • Site: bb.com.br
  • Recursos disponíveis: consulta de saldo e extrato, pagamentos, transferências, investimentos, recargas de celular, desbloqueio de cartão, entre outros
  • Como acessar: você vai precisar de uma senha de 8 dígitos, que pode ser cadastrada em uma agência ou caixa eletrônico com biometria (vá em "outras opções", depois "segurança", "senhas", e "cadastramento").

Banrisul

  • Aplicativo: "Banrisul Digital" na Google Play ou App Store
  • Site: banrisul.com.br
  • Recursos disponíveis: transferências, pagamentos, saldo e extrato, empréstimos, recarga de celular, investimentos, localizar agências em locais próximos, entre outros
  • Como acessar: siga as instruções do app para criar um cartão virtual e faça sua ativação no site ou em um caixa eletrônico do Banrisul

O valor depositado pelo governo ainda não poderá ser sacado, pois segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, haveria um "colapso" se todos realizassem o saque ao mesmo tempo. Conforme o professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSM, Daniel Coronel, a alta procura dos clientes pelo atendimento presencial mesmo durante o isolamento social pode ser explicada por três fatores.

- Primeiro, porque uma parte significativa da população não tem acesso a sites e aplicativos, dada sua situação econômica. Segundo, porque uma outra parte, por questão cultural, não utiliza e não confia nos meios digitais. As pessoas de mais idade ainda têm uma resistência a esse tipo de tecnologia, por exemplo. E além disso, muitos ainda não se conscientizaram sobre o risco de contágio com essa epidemia, dada a falta de informação, fake news ou mesmo por opiniões desencontradas que seguidamente ouvimos - analisa o professor.


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