desafogar hospitais

Santa Maria e Rosário do Sul contam com mais leitos de UTI para Covid-19

Hospital Regional tem mais 10 leitos habilitados a partir desta quinta e o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora ganhará mais cinco leitos

18.398
Foto: Foto: Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora (Divulgação)


Foto: Divulgação 

O número de leitos de UTI Covid e a taxa de ocupação dos hospitais são dados que chamaram atenção de autoridades em saúde nas últimas semanas. Fator determinante na decisão da cor da bandeira de cada região, as vagas em hospitais também preocupou quem trabalha nos hospitais e chegou a ver, na primeira semana de dezembro, praticamente todas vagas preenchidas. Hoje, a taxa de ocupação é menor (veja mais abaixo) e o aumento de leitos pode ajudar a desafogar a rede de saúde. Isso porque começaram a funcionar nesta quinta-feira 10 novos leitos de UTI Covid no Hospital Regional. Com isso, o número de leitos de UTIs na cidade sobe para 119. Além de Santa Maria, Rosário do Sul também recebeu mais cinco leitos do Estado, que devem estar disponível na próxima semana. 

Com os 10 novos leitos, o Regional passará a contar com 30 leitos de UTI e 40 leitos clínicos voltados exclusivamente ao enfrentamento da Covid-19. De acordo com a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), três pacientes devem dar entrada nos nesses novos leitos ainda na quinta-feira. A 4ª CRS não soube informar de quais cidades são os pacientes. 

Hospitais de Santa Maria já têm planejamento para agir em caso de colapso no sistema

O acesso de pacientes aos leitos de UTI ocorre através da regulação estadual. Então, na impossibilidade de acesso a leitos dentro da própria região, a regulação estadual tem autonomia transferir os pacientes de outras partes do Estado para que nenhum paciente fique sem atendimento. 

TAXA DE OCUPAÇÃO
Nesta quinta, a taxa de ocupação de UTI em Santa Maria está em 77,3%, com 92 leitos em uso. Esse é o índice mais baixo dos últimos 15 dias. Já em leitos Covid fora da UTI, a ocupação está em 46,8% - com 66 dos 141 leitos ocupados. 

Na região, a taxa é semelhante: são 107 das 139 UTIs ocupadas (77%). Já o índice de leitos Covid está 29,9%, com 98 dos 328 leitos em uso. 

A taxa de ocupação dos leitos é um dos indicadores contabilizados no Modelo de Distanciamento Controlado do governo do Estado e que influencia na bandeira de cada área. A região de Santa Maria está classificada, atualmente, em bandeira vermelha. Nesta sexta, o governo divulga um novo mapa preliminar que valerá para a próxima semana. 

ROSÁRIO DO SUL TENTA DESAFOGAR HOSPITAL
Superlotado há cerca de dois meses, nesta semana, o Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora conseguiu desafogar a superlotação de leitos clínicos. A ocupação que chegou a estar em 220% no mês de novembro, está em 75% nesta quinta-feira, com 15 dos 20 leitos em uso. Porém, os leitos de UTI seguem com 100% de ocupação há dois meses. 


Foto: Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora (Divulgação) 

Para ajudar a reverter o colapso no sistema de saúde do município, um novo bloco com cinco leitos de UTI Covid está em processo de abertura. A estrutura, com camas, monitores e respiradores já foi entregue e montada. Agora, faltam apenas trâmites burocráticos para que os leitos sejam habilitados e possam ser utilizados. A expectativa é que os leitos possam estar em funcionamento na próxima semana. Os equipamentos foram adquiridos pela Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul. 

- Esses leitos são de suma importância, pois ampliam a nossa capacidade de atendimento na cidade. Chegamos em um ponto que vários pacientes já precisaram ser transferidos para outros municípios, como Santana do Livramento, porque não tínhamos mais leitos disponíveis, principalmente de UTI - analisa Jair Rocha Oliveira, enfermeiro e assessor técnico da Secretaria de Saúde.

O município também reforçou o atendimento na atenção básica de saúde, com a contratação de dois novos médicos. Ainda assim, apesar da diminuição dos índices de internação e da ampliação no atendimento, a situação da pandemia ainda preocupa em Rosário do Sul:

- Estamos em um momento um pouco mais tranquilo em relação há um mês. Mas, a circulação do vírus ainda é alta no município, uma vez que o número de casos ativos segue alto. Estamos com receio de que com as festas de final de ano o sistema de saúde volte a superlotar e colapsar a partir de janeiro.

Rosário do Sul confirmou mais um óbito relacionado à Covid-19 nesta quinta-feira. Com isso, já são 32 mortes na cidade, sendo oito casos nos últimos sete dias. O total de casos de coronavírus confirmados no município é de 1.453, sendo 74% já considerados recuperados - uma porcentagem abaixo da média estadual, que é 93%. Rosário do Sul integra a região de Uruguaiana no Modelo de Distanciamento Controlado do governo e está em bandeira vermelha. 

*Colaborou Janaína Wille


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190